Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos assinará nesta terça-feira, às 16 horas, a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital Regional de Miracema do Tocantins (HRM). A unidade terá 2.437,75 m² de área construída e 2.288,09 m² de área reformada. Com investimento R$ 9,1 milhões, o governo do Estado vai ampliar o número de leitos de internação, que passará de 69 para 100, além de criar mais nove leitos de atendimentos de urgência e emergência e 17 leitos de observação. 

A ordem de serviço será assinada em solenidade realizada em frente ao HRM. A obra será executada pela Vértice Construções, contrata pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) através do Regime Diferenciado de Contratações ( RDC) na forma integrada, na qual a empresa é responsável pela elaboração do projeto e pela obra. O Hospital Regional de Miracema é referência para as cidades de Rio dos Bois, Miranorte, Rio Sono, Bom Jesus do Tocantins, Tocantínia e Lajeado.

De acordo com a assessora de Arquitetura e Engenharia da Sesau, Fernanda Medrado, a obra deve ser concluída no prazo de 410 dias. “São 110 dias para os projetos e 300 dias para as obras. A partir da assinatura da ordem se serviço, por lei, a empresa tem cinco dias para iniciar os serviços e já deve começar pela reforma do prédio”, explicou. 

O novo hospital

O Hospital de Miracema possui duas salas cirúrgicas e, com a obra, passará a contar com mais uma, além de ter os blocos de urgência e emergência, de almoxarifado, farmácia e administrativo reformados e adequados. 

Além disso, será criado um Centro de Parto Normal com três leitos PPP, ou seja, específicos para Pré-Parto, Parto e Pós-parto, nos quais será possível que a gestante e acompanhante permaneçam juntos durante todo o trabalho de parto, de maneira confortável e com privacidade, sem necessidade de mudança de local. 

Expectativa

Segundo a diretora do hospital, Maria da Penha Bandeira, a comunidade do município espera ansiosa pela obra. “Todos estão muito ansiosos e contentes, principalmente porque nosso hospital é referência para outros seis municípios que também buscam atendimento aqui. Nós já temos uma estrutura muito boa, mas com a reforma e ampliação poderemos ampliar nossos serviços e oferecer mais qualidade no atendimento prestado”, destacou. 

Mais benefícios

Além da assinatura da ordem para início das obras em Miracema, o governo do Estado também vai beneficiar a população com a entrega de móveis e equipamentos para atendimento em saúde. Conforme a Sesau, são R$ 27,7 mil investidos para benefício diretamente dos tocantinenses de Miracema, Miranorte, Rio dos Bois, Bom Jesus, Rio Sono, Tocantínia e Lajeado. (ATN)