Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Seagro

Na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) iniciará mais uma etapa do projeto de melhoramento genético. Desta vez, os técnicos atendem municípios da região sudeste, iniciando por Santa Rosa do Tocantins, Natividade, Paranã, Jaú, encerrando na sexta-feira, 9, em Palmeirópolis.

O projeto de melhoramento genético busca oferecer aos produtores a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), uma biotecnologia utilizada para resolver as dificuldades encontradas no processo de Inseminação Artificial (IA) convencional e melhorar a produção leiteira no Estado. Atualmente, o Tocantins produz uma média de 280 milhões de litros de leite bovino por ano, sendo a terceira maior produção da região norte do País.

A programação atende a pequenos produtores de leite, e é elaborada pela Coordenadoria de Fomento Animal da Seagro. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, a cada ano é oferecido cobertura em pelo menos três mil matrizes. “Até hoje já atendemos 459 propriedades, foram 19 mil cabeças/matrizes inseminadas”, afirmou.

Na execução do projeto, os técnicos da Seagro visitam as propriedades conforme as demandas, acompanhados dos médicos veterinários, avaliando se as vacas estão em boas condições corpóreas. “É feita a divulgação e o Ruraltins faz um pré-cadastro daquelas pessoas interessadas no município, e a partir disso fazemos uma visita técnica para identificar e dar as devidas orientações ao produtor para que ele possa em no mínimo 30 dias fazer a inseminação. É prático e sem nenhuma burocracia”, detalhou Pádua.

IATF

É uma técnica utilizada para inseminação de vacas sem a necessidade de observar cios e com data marcada, o que permite que a reprodução do rebanho fique sob o controle do produtor. (Ascom-Seagro)