Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O auditório do Tribunal Pleno foi sede na manhã desta terça-feira, 04, da posse da nova Diretoria da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto). No próximo biênio a Asmeto será dirigida pelo juiz Roniclay Alves de Morais, que substitui o juiz Helvécio de Brito Maia Neto. O novo presidente fez o juramento e em seguida empossou os demais integrantes da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo e Fiscal, composta por outros 16 juízes.

A solenidade foi acompanhada pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente e pelos desembargadores Maco Villas Boas, Ronaldo Eurípedes, Daniel Negry, Eurípedes Lamounier e demais autoridades.

A presidente do TJTO, em seu pronunciamento, reforçou a importância da associação para o desenvolvimento da magistratura. “A nova diretoria da Asmeto, que na data de hoje assume o compromisso com seus associados, assume também o papel de colaboradora para o aprimoramento do poder judiciário tocantinense e para a consolidação da democracia e solidariedade social”, disse a desembargadora Ângela Prudente.

Ao se despedir do mandato o juiz Helvécio Brito de Maia Neto agradeceu a colaboração de todos os parceiros. O ex-presidente da Asmeto mencionou em especial a presidente do Tribunal, lembrando que ela tem destaque na associação, por ser, até hoje, a única mulher a dirigir a instituição de classe. Maia Neto também afirmou que permanecerá lutando pela magistratura, “continuarei na militância em favor da magistratura através da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) e Anamages (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais)”.

Os agradecimentos também nortearam o discurso do novo presidente da Asmeto. O juiz Roniclay relembrou sua trajetória e de todos os que o apoiaram, reforçando ainda o seu compromisso com a magistratura. “Vamos trabalhar para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos juízes tocantinenses. Não podemos esquecer que o judiciário é a última trincheira do cidadão. É nele que a sociedade busca a solução dos seus litígios”, afirmou.

Participantes

Também acompanharam a solenidade de posse, o Vice-Governador João Oliveira, o Procurador Geral do Estado, André Luis de Matos Golçalves; o vice-presidente da OAB – Seccional Tocantins, Rubens Dário Lima Câmara; o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Fábio Monteiro dos Santos; o juiz do trabalho, representando o TRT da 10ª Região, Daniel Queiroga, o presidente da Associação do Ministério Público, João Rodrigues, o presidente da Associação dos Procuradores Estaduais, Sérgio do Vale e o capitão dos Portos da Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins, Jorge João Cabral de Oliveira.

 A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) foi representada pelo juiz José Ribamar Mendes Júnior, já a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), foi representada pelo juiz Rubem Ribeiro de Carvalho. (Ascom Asmeto)

   Integrantes da nova mesa diretora

Diretoria executiva

Presidente: Roniclay Alves de Morais

1º vice: Gerson Fernandes Azevedo

2º Vice: Rubem Ribeiro de Carvalho

Secretário: José Maria Lima

1º Tesoureiro (a): Agenor Alexandre da Silva

2º Tesoureiro (a): Valdemir Braga de Aquino Mendonça

Diretor de prerrogativas: Manuel de Faria Reis Neto

Diretor de esportes: José Eustáquio de Melo Júnior

Diretora cultural e social: Juliane Freire Marques

Conselho deliberativo e fiscal

1. Odete Batista Dias Almeida

2. Deusamar Aleves Bezerra

3. Sandalo Bueno do Nascimento

4. Rosa Maria Rodrigues Gasire Rossi

5. Frederico Paiva Bandeira de Souza

Suplentes do Conselho Deliberativo

1. Marcelo Laurito Paro

2. Gilson Coelho Valadares

3. Edimar de Paula