Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O pré-candidato do PT, secretário de Saúde de Palmas, Nicolau Esteves criticou o posicionamento do PP sobre as eleições de outubro deste ano em entrevista ao Conexão Tocantins. “Antes de buscar outros aliados eles tem que conversar conosco ou eles não estão mais na terceira via? Somos um grupo”, criticou.

Nicolau comentou o fato do PP ter divulgado que a direção nacional da legenda deu total aval para que o pré-candidato da legenda, Roberto Magno Martins Pires e o presidente regional do partido, Lázaro Botelho, discutam novas alianças políticas. “Me sinto até constrangido com esse sentimento do PP, achei que nós juntos é que vamos buscar novos aliados. O PP tem que definir em que grupo está, definir a posição. Qualquer busca de novos partidos tem que passar pelo grupo”, disse.

O pré-candidato do PT falou ainda que é contra um isolamento do prefeito Carlos Amastha por parte da direção do PP regional. “O PP tem compromisso conosco ou não está mais na terceira via? O partido abandonou a terceira via?”, indagou. Nicolau garantiu que seguira junto com o prefeito.

Halum também critica

O presidente regional do PRB, Cesar Hallum também criticou a situação da cúpula com PP principalmente com relação ao prefeito Carlos Amastha, principal liderança política do partido. “Essa nota que eles soltaram falando que, quem fala pelo PP é o Lázaro e o Roberto Pires eles tiraram o Amastha da jogada”, analisou. Halum destacou que sua aproximação é com o prefeito Amastha e não com o PP.

“A pessoa com quem eu converso é com o Amastha até porque alguém do PP soltou uma declaração dizendo que o PRB não pertencia à terceira via e que teria que pedir autorização para entrar no grupo. Não sei porque estão preocupados comigo. Quero acompanhar é o Amastha”, disse.

Para Halum essa divisão no PP e o interesse da cúpula do partido em compor com o PMDB, partido da senadora Katia Abreu, está acabando com a terceira via. “A terceira via existe não é por causa do PP e sim por causa do Amastha”, salientou.

Além de criticar o PP o deputado também questionou as atitudes do secretário geral da legenda, Robson Ferreira, que conduz as articulações na legenda. “Não sei quantos votos esse rapaz já teve. Achava que quem devia falar pelo partido era o presidente, esse outro aí eu nem conheço”, disse.

PSL

O presidente regional do PSL, Cristian Zini Amorim também disse ao Conexão Tocantins que o partido vai seguir o prefeito Amastha e que a terceira via deve continuar mesmo sem o PP mas com o comando do gestor da capital. “Se o prefeito entender que não continua no grupo do seu partido, o PSL montará base junto com ele e os outros partidos e iríamos para o embate político com o Amastha como o comandante”, frisou.