Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Operação Carnaval, realizada pelo Corpo de Bombeiros, terá início no dia 28 de fevereiro e segue até a quarta-feira de cinzas, 5 de março, nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Dianópolis. Todo o efetivo operacional dos bombeiros estará escalado para trabalhar nestes dias, principalmente no período da noite, quando a concentração de foliões é ainda maior. O enfoque da atuação dos bombeiros será preventivo, visando a diversão segura dos foliões.

Em Palmas, a operação atuará na Praia das Arnos, Taquari e Taquaruçu, onde a concentração de público será maior. Em anos anteriores, os atendimentos, em grande parte, estavam relacionados com a ingestão de bebidas alcoólicas.  “Atendemos pessoas que ingerem uma quantidade acima do indicado e, quando necessário, as encaminhamos ao hospital. Nesta época, aumentam também, as ocorrências de acidente de trânsito que, muitas vezes, envolvem pessoas alcoolizadas”, alerta ocapitão Erisvaldo de Oliveira Alves.

Vistoria

Ainda será realizada a vistoria das estruturas montadas para as festas, como explica o Major Peterson Queiroz Ornelas,Diretorde Serviços Técnicos do Corpo de Bombeirosos projetos que foram apresentados e aprovados serão vistoriados. A estrutura montada deverá atender às exigências quanto a “guarda-corpo, altura de escada, corrimão, parte elétrica e travamento do palco e ainda preventivos de segurança, tais como: extintores, sinalização de rota de fuga, saídas de emergência,” lista o Major.

Várias cidades do Estado já realizaram o processo para vistoria do espaço onde será festejado o carnaval. 

Programação das vistorias:

Dia 27 de fevereiro: Santa Rosa, Peixe, Aliança do Tocantins e Crixás;

Dia 28 de fevereiro: Palmas, Santa Tereza, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Dianópolis, Arraias, Natividade, Gurupi, Cariri e Formoso do Araguaia e Luzimangues.

Dia 1° de março: Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Miracema, Miranorte, Colméia, Ponte Alta, Pindorama, Silvanópolis, Araguaína, Babaçulândia, Xambioá, Presidente Kennedy, Augustinópolis, Araguatins.(Ascom Bombeiros)