Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Dos 7.760 contribuintes inscritos no CCI-TO - Cadastro de Contribuintes do Estado do Tocantins, 53% ainda não declararam o DIF - Documento de Informações Fiscais à Secretaria da Fazenda. A declaração com as informações referentes ao ano base 2013 deve ser feita na página www.sefaz.to.gov.br até esta sexta-feira, 28 de fevereiro. A Sefaz alerta que quem deixar para a última hora pode ter dificuldades para enviar as informações.

De acordo com o coordenador de Informações Econômico Fiscais, João Herculano Júnior, o prazo não será prorrogado e quem não apresentar o DIF estará sujeito à multa no valor de R$ 1.100 e terá restrições em alguns serviços oferecidos pela Sefaz, como alteração de cadastro, emissão de Nota Fiscal Avulsa, homologação de AIDF - Autorização de Impressão de Documentos Fiscais.

 O DIF é um demonstrativo anual com a finalidade de levantar as informações relativas às entradas e saídas de mercadorias das empresas, apurando a riqueza gerada em cada município formando assim, o valor adicionado que serve de base para o cálculo do IPM – Índice de Participação dos Municípios, definindo o valor do repasse do ICMS que cada um tem direito. Quando o contribuinte não apresenta o DIF o município onde ele exerce sua atividade pode sofrer redução nos recursos que recebe do Estado.