Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cristiano Machado

Em reunião com líderes indígenas e moradores de Tocantinópolis (517  km de Palmas) na manhã deste sábado, 1º, o governador em exercício Sandoval Cardoso garantiu que o Governo do Estado fará pavimentação de dois trechos da TO-126, que liga o município a Maurilândia.

Cardoso fez questão de ir à comunidade no sábado, com objetivo de discutir com moradores a situação do local. “Minha missão aqui é estabelecer o diálogo, o entendimento, preservar o patrimônio público e a ordem e, em respeito a vocês, com o aval do governador Siqueira Campos, digo que o Estado fará sua parte na pavimentação da TO-126 no que lhe compete.  E, todos juntos, vamos a Brasília onde está a solução do problema da pavimentação dentro da reserva indígena”, anunciou aos moradores, no encontro realizado no povoado Folha Grossa, em Tocantinópolis. Com a garantia, índios liberaram a via e finalizaram protesto.

Segundo o governador em exercício, cabe ao Estado pavimentar dois trechos fora da reserva indígena Apinajé que totalizam 13,5 quilômetros. O primeiro, de 9 km, liga Tocantinópolis até a divisa da aldeia. Já o restante, de 4,5 km, compreende do outro extremo da divisa da reserva até Maurilândia. “É fundamental esclarecer a vocês que a parte que o Estado pode atuar compreende esses dois trechos. O restante, de aproximadamente 28 km, depende de licenças de órgãos federais como Ibama e Funai. Sem essas autorizações não é possível atuar dentro da reserva.”

 Além de garantir a realização da obra, Sandoval Cardoso propôs aos líderes indígenas e convocou deputados estaduais, a bancada federal e membros da comunidade para criar uma comissão. O grupo ficará com a responsabilidade de buscar junto aos órgãos federais as licenças necessárias para pavimentar o trecho dentro da reserva.

Obras

 Presente na comitiva do governador em exercício, o secretário de Infraestrutura do Estado e presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, informou que as obras terão início logo após o período de estiagem. “Por determinação do governador, assim que o período de chuva cessar iniciaremos os trabalhos com o objetivo de concluir e entregar o trecho neste ano”, disse. “Com esta iniciativa do governador em exercício Sandoval Cardoso de vir aqui o governo mostra que tem disposição de fazer a obra dentro do perímetro de responsabilidade do Estado”, complementou.

O deputado estadual José Bonifácio disse estar esperançoso com a realização da obra. “A obra é muito importante para as comunidades. Hoje aqui foi uma reunião histórica para as comunidades beneficiadas com este comprometimento do governo”, disse.

Para o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes, a obra é uma reivindicação antiga dos moradores. A prefeita de Maurilândia, Leoneide Sobreira, disse estar satisfeita com o empenho do governo para solucionar o problema. E ressaltou a ação do governo do Estado no Bico ao lembrar que no último dia 21 Sandoval Cardoso esteve em Maurilândia, onde assinou ordem de serviço para pavimentar 21 quilômetros da TO-126, que liga Itaguatins a Maurilândia. Depois de pronto, este será o primeiro trecho de acesso pavimentado a Maurilândia.

Também acompanharam a comitiva do governador Sandoval Cardoso o secretário de Segurança Pública, José Eliú de Andrada, e o representante da aldeia apinajé, Evalci Kunum. (ATN)