Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No início da tarde desta quarta-feira, 05, o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins – coronel PM Gilberto Nogueira da Costa, apresentou o Balanço do Carnaval 2014 no Tocantins durante coletiva de imprensa realizada na sala de reuniões do Comando Geral da PMTO, em Palmas. Os números apresentados são dados do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinespjc).

Os números apontam que houve redução de 57,14% do número de homicídios em relação ao carnaval de 2013, que, segundo a PM, já havia sido considerado o mais tranquilo em 10 anos. Este ano foram registrados três homicídios, nas cidades de Pium, Dianópolis e Tocantinópolis. Em todos os casos os autores foram presos pela Polícia Militar e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos cabíveis.

Já em relação aos crimes de roubo e furto, a PM prendeu 93% dos autores ou supostos autores, sendo todos conduzidos à Delegacia. Também houve a redução em 18,9% das ocorrências de furto e roubo a residências, e redução em 6,7% das ocorrências de furto e roubo ao comércio. Outra redução considerável foi em relação aos acidentes de trânsito com vítimas fatais (oito mortes em cinco acidentes), 34,3% de redução em comparação ao mesmo período de carnaval em 2013, com 12 mortes.

Foram apreendidas 26 armas de fogo, entre pistolas, espingardas e revólveres. Além de 17 armas brancas (facas e similares). Sessenta e sete pessoas foram detidas em flagrante delito, sendo 49 pessoas presas e 18 menores apreendidos. A Polícia Militar apreendeu ainda, 30 kg e 700g de maconha, 890g de cocaína e 300g de crack. Cinco veículos foram recuperados no período.

Coronel Nogueira ressaltou que o resultado  é fruto de um trabalho integrado, bem planejado e bem executado pela Polícia Militar e demais forças de segurança do Estado, que, segundo ele, não mediram esforços para garantir aos foliões e toda sociedade tocantinense um carnaval que entra para a história, como o mais seguro de todos os tempos. Destacou também o trabalho da imprensa, tanto na cobertura quanto nas campanhas preventivas e educativas.

Participaram ainda da coletiva de imprensa o Comandante do Policiamento do Interior (CPI) – coronel PM Abelardo Bezerra Neto, o Subcomandante do Policiamento da Capital (CPC) - Major PM Márcio Antônio Barbosa Mendonça, representando do Comandante do CPC – coronel PM Messias Lopes da Conceição Júnior. Estiveram presentes também o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de Palmas – Claudemir Portugal, representantes da Guarda Metropolitana de Palmas, da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), da Defesa Civil de Palmas, além de profissionais da imprensa local.

O Secretário Claudemir Portugal enfatizou o saldo positivo alcançado, principalmente em Palmas, onde a Guarda Metropolitana, a ATTM e a Defesa Civil trabalharam incansavelmente para contribuir com a tranquilidade e segurança na Capital. Os números oficiais da Prefeitura de Palmas em relação ao carnaval 2014 serão divulgados na próxima segunda-feira, pelo prefeito de Palmas Carlos Amastha. O Secretário agradeceu ainda a parceria com o Detran, na aplicação da Lei Seca.

“Não temos dúvidas que as ações proativas, que antecederam o período de carnaval, toda dedicação e profissionalismo das equipes empenhadas no policiamento de carnaval, o trabalho realizado em conjunto, são fatores determinantes para esse resultado alcançado, os números não metem”, enfatizou coronel Abelardo. O militar parabenizou e agradeceu a todos que colaboraram com o trabalho da PMTO.