Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 40 propriedades no Tocantins foram selecionadas para a instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URT´s). Os trabalhos são realizados pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Agricultura e Pecuária, Seagro (TO), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO).

A ação faz parte dos projetos “Transferência de Tecnologia para Consolidação de uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Tocantins” (ABC TO) e “Transferência de Tecnologia para a bovinocultura leiteira do Tocantins” (ABC Leite TO), que compõem a carteira Macroprogama 4 da Embrapa. 

De acordo com o secretário-executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, o objetivo é “levar aos outros produtores aquilo que está sendo feito e é benéfico". Segundo ele, para execução do projeto, o produtor cede uma pequena área de propriedade para que se faça as unidades demonstrativas e, a partir disso, é possível promover o desenvolvimento técnico, econômico, social e ambiental das URT’s.

De acordo com Pádua, o Tocantins é o Estado da região norte mais avançado no que diz respeito ao atendimento das metas propostas pelo governo federal para o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). “Ainda há muito que se fazer. Temos algumas medidas essenciais, inclusive a publicação da Lei que regulamenta essa atividade que está na Casa Civil para ser publicada”, exemplificou.

Sobre o programa

O macroprograma se baseia, principalmente, no processo de capacitação continuada de técnicos multiplicadores das tecnologias Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), Recuperação de pastagens degradadas (RPD) e Sistema plantio direto (SPD).

Cada técnico participante do projeto após se responsabilizar para atender uma URT, aplicará os conhecimentos adquiridos nos módulos teóricos, associados a sua bagagem técnica, para implantar sistemas integrados de produção e recuperar ou reformar pastagens.

Localização das URT's

O projeto ABC TO contempla 20 URT’s, nas cidades de Itaporã, Arapoema, Nova Olinda, Araguaína, Santa Fé do Araguaia, Araguatins, Bom Jesus do TO, Miracema, Brejinho de Nazaré, Praia do Forte, Angico, Almas, Dianópolis, Taguatinga, Campos Belos, Pium, Gurupi, Araguaçú e Pugmil. Dessas, 70% estão na fase de planejamento em execução e 20% estão com o planejamento elaborado. (Com informações do Portal Brasil) (ATN)