Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Profissionais do terceiro ciclo do “Programa Mais Médicos “chegaram ao Tocantins neste domingo, 09, e participam até o dia 12 de março, da semana do acolhimento, no Hotel Estrela, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, por meio da área de Atenção Primária.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Tocantins foi beneficiado com o Programa Mais Médicos com 120 médicos, sendo 106 cubanos, 1 espanhol e 13 médicos brasileiros (intercambistas).

Até agora, cerca de 70 municípios foram contemplados com o programa, além dos cinco Distritos Sanitários Indígenas (Formoso do Araguaia, Tocantinópolis, Tocantínia, Santa Fé e Itacajá). O programa Mais Médicos foi lançado em julho deste ano com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do País.

Para a Diretora de Atenção Primária da Sesau, Maria Nadir dos Santos, os médicos receberão informações sobre o Estado e os municípios. “A proposta é apresentar aos médicos a Política Estadual de Saúde, os serviços que são oferecidos a população, além de demais informações sobre o Estado e os municípios”, destaca.

A médica cubana Damares Sanches, que atuará em Jaú do Tocantins, ressaltou a expectativa de atuação no município. “Espero colaborar para melhoria da atenção médica, dos índices de saúde, diminuição de doenças, com a promoção e prevenção de saúde”, disse entusiasmada.

Neste terceiro ciclo, os municípios que receberão médicos são: Araguacema, Araguanã, Barra do ouro, Bom Jesus, Luiznópolis, Wanderlândia, Lagoa da Confusão, Paraíso, Bandeirantes Palmeirópolis, Marianópolis, São Valério, Jaú do Tocantins  e Goiatins.