Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 10 dias da realização da III Edição do Campeonato Estadual de Natação, a Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto) realiza os ajustes para deixar tudo pronto para a competição, que acontece no dia 22 de março, na piscina do Colégio COC. O evento tem apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes).

Irão participar da competição atletas das categorias mirim (09 anos) a sênior (acima de 19 anos). O aquecimento terá início às 7h30 e as provas acontecem logo em seguida. No final da tarde, a partir das 17 horas, haverá ainda a competição na categoria máster.

Cerca de 150 atletas de Palmas e Araguaína devem disputar o III Campeonato Estadual, entre eles, os alunos do projeto “Na Raia da Vitória”, desenvolvido pela Faeto, em parceria com a Fundesportes, e os nadadores do Bolsa Atleta.

Um dos destaques será a participação do Italo Pereira Amaral, tocantinense de Novo Acordo que nadou nas principais equipes do país e retornou a Palmas no final do ano passado.

“Ele é um atleta de alto nível que está em busca do índice olímpico. Talvez não alcance agora porque está cansado. Mas será uma oportunidade para testar o desempenho e para os mais jovens buscarem inspiração”, avaliou o presidente da Faeto, Luiz Roberto.

A rotina de treinamento de um atleta de ponta como Italo é intensa. Atualmente Italo nada 12 mil metros por dia e fica cerca de cinco horas na piscina, além de desenvolver trabalho físico na academia. (Secom Palmas)