Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Coleta seletiva em cooperativa de catadores de Palmas

Coleta seletiva em cooperativa de catadores de Palmas Foto: Nacim Borges

Foto: Nacim Borges Coleta seletiva em cooperativa de catadores de Palmas Coleta seletiva em cooperativa de catadores de Palmas

Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Novo Alegre, Lavandeiras e Paranã recebem, nos dias 24 e 25 de março, o Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento acontece na Escola Estadual Silva Dourado, a partir das 8 horas.

O workshop é voltado para professores, funcionários públicos e catadores de materiais recicláveis. A programação conta com oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais.

Ao todo estão sendo investidos R$ 240 mil para realização do evento. Os recursos são do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) com contrapartida do Governo do Tocantins. O objetivo é estimular o surgimento da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) das escolas e secretarias dos municípios e, com isso, contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem do lixo, fortalecendo associações e cooperativas.

Regionais

O workshop já aconteceu nas regionais de Pedro Afonso, Guaraí, Porto Nacional, Gurupi e Araguatins. Depois de Arraias, a programação segue para Dianópolis (27 e 28/3), Tocantinópolis (8 e 9/4), Colinas (14 e 15/4), Paraíso (22 e 23/4), Miracema, (24 e 25/4) e Palmas (29 e 30/4).

Parceiros

O evento conta com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesau), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e Meio Ambiente (IDHMA). (Ascom Semades)