Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foi divulgada no último dia 18, a lista com os nomes dos servidores da Secretaria Municipal de Educação de Palmas/TO que integrarão a missão internacional rumo à Itália. A viagem é uma das etapas do Programa de Modernização da Gestão Escolar, promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP).

A relação dos educadores integrantes da comitiva está disponível no link:http://www.palmas.to.gov.br/media/doc/18_3_2014_18_12_53.pdf

A caravana formada por 30 educadores parte para Europa no dia 29 de março e retorna ao Brasil no dia 5 de abril. Ao longo destes dias eles se dedicarão a uma carga horária de 32 horas/aulas em capacitação no Instituto Reggio Children e nos demais visitarão escolas públicas que são referências em gestão.

O Instituto Reggio Children defende a escola como espaço de vida, acredita no potencial das crianças e tem dela uma imagem positiva. Nessa abordagem educacional a relação ensino/aprendizagem estabelece a reciprocidade pelo qual tenta entender quem é a criança, a família e como todos podem trabalhar juntos em prol do saber.

“É uma vivência que visa fortalecer e unir a ligação entre educador e educando. O instituto defende a teoria que a criança é um receptor capaz de absorver todo conhecimento vindo do professor. Esta reciprocidade no relacionamento entre estes dois lados é o princípio que buscamos com esta missão”, ressalta, Hector Franco Valente, assessor de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Palmas. 

O Programa de Modernização da Gestão Escolar tem como objetivo preparar os profissionais da educação básica, aperfeiçoando-os para o desempenho efetivo de liderança, desenvolvendo neles os saberes essenciais para uma gestão de excelência nas escolas da rede pública de Palmas.