Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 26, a Estação Javaé, em Taquaralto passou por uma limpeza profunda, e a ação deve acontecer em todas as estações a cada vinte dias. Esses locais vão contar também com funcionário da Prefeitura que terá a função de zelar e manter a limpeza nos locais.

As estações de ônibus Xambioá, Javaé, Craô, Karajás, Apinagé e Xerente estão recebendo lixeiras e bancos novos, pintura de meios-fios, passarelas intertravadas, manutenção da iluminação com a substituição de luminárias, cabos e lâmpadas junto à regularização da forma de alimentação, operação tapa-buracos, além dos banheiros químicos. 

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) conclui nesta semana a implantação de banheiros químicos em todas as estações de ônibus da Capital. A ação é parte de um trabalho de revitalização que vem sendo realizado pelo órgão municipal desde o início do mês. Os banheiros químicos foram implantados em caráter experimental, caso dêem bons resultados, serão substituídos por sanitários permanentes.

Segundo o Secretário da Seisp, Marcílio Ávila, esta é a primeira vez que as estações recebem a manutenção adequada desde a sua inauguração, em 2007. "Dar a manutenção adequada ao patrimônio público é obrigação dos gestores municipais, a população depende desse serviço, e ele deve ter a mesma qualidade sugerida na sua inauguração, um transporte digno e de qualidade, desde o embarque", enfatizou. 

Outras ações

Além dos banheiros químicos, outras ações fazem parte dessa política de " bem-estar". “A Prefeitura já colocou nas ruas a nova frota de ônibus climatizados e diversas outras ações ainda estão sendo realizadas visando melhorar a qualidade de vida de quem depende do transporte público.

Árvores frutíferas estão sendo plantadas nas estações, o que deve diminuir a temperatura em até quatro graus próximo às árvores e proporcionar um ambiente mais fresco para quem espera o ônibus, além de frutas. Também será feito um estudo e adaptação para que a acessibilidade dessas estações seja o mais funcional possível.

"Isto foi uma conquista desta gestão, muita gente que depende do transporte público pode contar agora com uma nova frota de ônibus climatizados, os banheiros, assim como as estações, que estarão sempre limpos para que a população possa usufruir. Muitos serviços já foram concluídos e as mudanças já podem ser percebidas, quem utiliza os serviços viários municipais pode acompanhar o trabalho sério que vem sendo realizado", enfatiza Marcílio.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif (Secom Palmas)