Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano, representando o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve presente nesta sexta-feira, 18, no evento técnico do Programa Calha Norte, realizado no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

A reunião foi voltada para gestores do Estado e dos Municípios, e contou com a participação do diretor do Programa, General Ubiratan Poty, que proporcionou uma detalhada apresentação sobre a ação.

O Programa Calha Norte é um programa de desenvolvimento civil e militar na Região Norte do Brasil, pertencente ao Ministério da Defesa. O objetivo é contribuir para a manutenção da Soberania Nacional e da Integridade Territorial, promovendo o desenvolvimento nacional com uma presença mais assídua do Poder Público nas regiões do Brasil, proporcionando assistência às suas populações.

No Tocantins, 60 cidades já são atendidas pelo Programa e o grande objetivo é contemplar o total dos 139 municípios Tocantinenses.

Para o prefeito de São Félix, Carlão, o Programa irá agregar no desenvolvimento dos municípios tocantinenses. “O Calha Norte é muito importante porque ele vai investir na infraestrutura e na aquisição de maquinários. Inclusive, nós já adquirimos veículos através do Programa e agora temos outro viés importante, que são as obras de infraestrutura, onde conseguiremos emendas para aplicar em reformas de prédios público”, completou.

O secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano, defende a importância do projeto. "O Programa Calha Norte é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico e social no nosso Estado. Este projeto, desenvolvido juntamente com o Ministério da Defesa, irá melhorar a qualidade de vida da população dos municípios através de obras da Infraestrutura", ressaltou.

Com isso, o Programa contribui para a segurança regional e para o desenvolvimento sustentável em áreas carentes, propiciando a geração de emprego e renda, o fortalecimento da cadeia produtiva e a melhoria da qualidade de vida da população.