Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves  Luiz Masaru Praia Graciosa representantes do Bird Luiz Masaru Praia Graciosa representantes do Bird

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que coordenam a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) estão em Palmas para conhecer a cidade e os projetos desenvolvidos pela Prefeitura que visam desenvolvimento sustentável. Na tarde desta segunda-feira, 31, eles foram recebidos pelos secretários Adir Gentil (Governo e Relações Institucionais), Ricardo Bindo (executivo de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte) e pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Luiz Masaru Hayakawa.

Palmas faz parte de um seleto grupo de capitais brasileiras que aderiram ao ICES e estão recebendo assistência do BID. “A terceira cidade que já estamos trabalhando um plano de ação com intervenções nas áreas que forem mais críticas”, pontuou o coordenador geral da ICES para a América Latina e Caribe, Ellis Juan, que visita a Capital pela primeira vez. O coordenador estava acompanhado da coordenadora da ICES no Brasil, Márcia Casseb, e da consultora Renata Seabra.

O presidente do Impup, Luiz Masaru, apresentou a equipe da ICES o vídeo que detalha como funcionará o Bus Rapid Transit (BRT) que terá R$ 466,1 milhões de investimentos oriundos do PAC 2 Mobilidade Urbana. “Nessa visita eles estão vendo que estamos bastante avançados nos projetos que visam uma cidade mais sustentável. Projetos de transporte, parques, ciclovias e até a implantação do IPTU Progressivo contribuem para nossa participação na ICES. E o simples fato de ser inclusa, coloca Palmas no mapa de investimentos”, ressalta.

Os visitantes estiveram em vários pontos da cidade onde será implantado o BRT.

Masaru adiantou que nos dias 10 e 11 de abril, a Prefeitura realizará um seminário interno que visa levantar quais indicadores Palmas precisa trabalhar melhor. “A cidade tem que crescer em todas as áreas. Não se pode priorizar uma área e esquecer as demais. Todas são igualmente importantes, isso é crescer de forma sustentável.”

Para desenvolver a ICES, o BID conta com a parceria da Caixa Econômica Federal. Além de Palmas, outras quatro cidades brasileiras aderiram a ICES, sendo elas: Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).