Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) lançou, na manhã desta segunda-feira, 31, a Semana de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na 904 Sul, o evento reuniu representantes de pais de alunos, professores, servidores administrativos, equipe gestora e autoridades municipais, como o secretário executivo da Semed, André Vitral, entre outras.

A abertura do evento contou com execução do Hino Nacional, devocional e apresentação de dança das alunas da Escola Municipal Darcy Ribeiro. Em seguida, foi realizada a entrega simbólica da cartilha “Conselho Escolar, Comunidade Ativa”, desenvolvida com a proposta de sensibilizar a comunidade quanto à importância do conselho escolar, bem como de seu papel e suas funções. Para reforçar essa ideia, ainda foi apresentada uma esquete cômica, na qual o personagem era informado sobre a relevância de participar do conselho.

O secretário executivo da Semed, André Vitral, enfatizou a relevância da Semana de Fortalecimento dos Conselhos para o Sistema Municipal de Educação. Ele ainda falou do engajamento de todos os segmentos da sociedade civil no cotidiano da escola. “A escola é um ambiente democrático, no qual a participação da família cria um ambiente muito mais fértil para a aprendizagem”, avaliou.

Segundo a coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Luzenir Poli Coutinho, a semana propõe um conjunto de ações que primam pela revitalização e efetividade dos conselhos escolares da rede municipal, enfatizando o seu papel de assessorar, acompanhar e avaliar a gestão em todas as suas dimensões: pedagógica, administrativa e financeira.

A programação da Semana de Fortalecimento dos Conselhos Escolares prossegue até sexta-feira, 04. Entre as ações a serem desenvolvidas, constam visitas às Unidades Educacionais para falar sobre o papel do Conselho Escolar, concurso de redação “Família e Escola unidas por um Bom Conselho”, realização do “Dia D” de Eleição dos Conselhos Escolares, formação para os conselheiros eleitos, entre outras ações. (Secom Palmas)