Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Luiz Carlos Molion ministra curso de energia solar dos dias 7 a 11 de abril, em Palmas

Luiz Carlos Molion ministra curso de energia solar dos dias 7 a 11 de abril, em Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Luiz Carlos Molion ministra curso de energia solar dos dias 7 a 11 de abril, em Palmas Luiz Carlos Molion ministra curso de energia solar dos dias 7 a 11 de abril, em Palmas

Contratado para auxiliar o Governo do Estado a elaborar o Atlas Solarimétrico do Tocantins, o cientista Luiz Carlos Molion, professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas, estará em Palmas nesta segunda-feira, 7, para ministrar o curso de Radiação Solar, Instrumentação e Energias Renováveis. A capacitação, voltada para servidores públicos e comunidade acadêmica, será realizada na Academia da Policia Civil, a partir das 12h30.

Durante o curso, que acontecerá até o dia 11 de abril, o professor Molion debaterá com os participantes temas como “radiação solar e terrestre”, “fenômenos atmosféricos produtores de chuvas no Tocantins”, “energias renováveis na geração de energia elétrica” e “dados de variáveis meteorológicos”. A elaboração do Atlas Solarimétrico do Tocantins é financiada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial), dentro do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

Participam da capacitação servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, do Instituto Natureza do Tocantins, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e da Secretaria de Energias Limpas, Recursos Hídricos e Projetos Especiais. A comunidade acadêmica também participa, com professores do Centro Universitário Luterano de Palmas, da Faculdade Católica do Tocantins, da Fundação Universidade do Tocantins e da Universidade Federal do Tocantins.

Experiência

O renomado professor Luiz Carlos Molion é PhD em meteorologia pela Universidade de Wisconsin, dos EUA, e é considerado uma das maiores autoridades científicas do Brasil, em pesquisas sobre climatologia. É pesquisador sênior aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e representa os países sul-americanos na comissão de climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Tem larga experiência em geociências, variabilidade e mudanças climáticas, energias renováveis e desenvolvimento regional. (Ascom/Semades)