Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação
  • Aldeia Ocas
  • Raia Olímpica

O presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) Ten. Cleyton Alen, está em Brasília, onde apresenta o projeto e defende a candidatura de Palmas à sede da I edição dos Jogos Mundiais Indígenas. O evento está previsto para acontecer em julho de 2015.

O gestor chegou à Capital Federal na tarde de segunda-feira, 07, e participou de uma reunião no Ministério do Esporte, onde apresentou o projeto técnico, além de um vídeo (http://youtu.be/VNwyGx3ciRY) que fala da potencialidade de Palmas e dos detalhes que foram planejados para o evento.

“Todo esse trabalho começou com a nossa vontade de fazer parte deste processo, desde o início de 2013. Busquei informações e quando soube dos detalhes deste evento, tive certeza de que Palmas seria forte candidata. Depois participamos de diversas reuniões e estive em Cuiabá (MT) acompanhado do prefeito Carlos Amastha, durante a realização dos Jogos Nacionais em 2013 para oficializar nossa intenção. A nossa boa vontade com certeza é um ponto a favor”, destacou Alen.

Nesta terça-feira, 08, o presidente da Fundesportes se reúne com o presidente do Comitê Intertribal  Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena, para realizar uma nova apresentação do projeto. O Comitê é detentor dos direitos sobre os Jogos Mundiais Indígenas e parte importante neste processo de escolha da sede.

Para a elaboração do projeto, a Fundesportes contou com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Fundação Cultural, Agência de Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Secretaria Estadual de Infraestrutura e do Colegiado Setorial Indígena do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Palmas disputa com duas cidades do Pará, Belém (capital) e Marabá, o direito de ser sede da competição. O anúncio oficial será feito dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia do Índio. https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif(Secom Palmas)https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif