Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Unidades Habitacionais, feitas com tijolos e cimento e livre do barbeiro. Essa é a nova realidade dos moradores de Sítio Novo. As obras iniciaram esta semana e a primeira casa que será entregue no prazo de 35 dias é a do lavrador Edivan Mota Santos morador do Bairro Pueirão. Casado com Maria Ribeiro de Sousa Santos e pai de quatro filhos, ele relata a alegria em conquistar sua casa própria.

“Bom demais, não tenho nem palavras”, expressou o tímido lavrador com um olhar de felicidade. Questionado sobre a possibilidade dele construir sua residência com recursos próprios, de imediato ele responde: “Eu poderia até construir uma, mas daqui uns 10 anos ou mais e com muitas dificuldades. Pra mim este prefeito (Jair Farias) é melhor de todos que já passaram”, acrescentou Edivan.

Jair Farias explica que este benefício é resultado de um programa de construção de casas populares em substituição às antigas moradias de taipa da cidade. “O projeto é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em parceria com a Prefeitura e prevê a construção de 08 unidades nesta etapa”. O prefeito ressaltando que esta obra é de extrema importância para a comunidade e por isso, é uma das prioridades da sua gestão.

A estrutura das casas a serem entregues às famílias que viviam em casas de “pau a pique” (nome popular dado as residências feitas com barro e enchimento que servem de moradia para o triatomíneo - barbeiro transmissor da doença de Chagas) contempla um, dois, ou até três quartos. As famílias beneficiadas são carentes, residiam nesses locais e não tem condições de fazer outra moradia.

É importante ressaltar que as famílias beneficiadas não têm nenhum custo para a construção da nova casa, sendo a obra de responsabilidade do município. Edivan que foi favorecido com a casa de três quartos destaca que foi beneficiado duplamente. “O servente de pedreiro na construção da minha casa serei eu mesmo!” exclamou sorridentemente, acrescentando que além de ganhar uma nova moradia ainda ganhará uma renda extra.

Após finalizada a obra e depois de ser entregue a família, a casa de pau a pique é derrubada para que não haja foco para alojamento do barbeiro. O mal de Chagas, como também é chamado, é transmitido, principalmente, por um inseto da Subfamília Triatominae, conhecido popularmente como barbeiro. Este animal de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vive em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento. (Prefeitura de Sitio Novo)