Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Aldemar Ribeiro Sandoval Cardoso disse que o desenvolvimento dos parques vai contribuir muito para o desenvolvimento do Tocantins Sandoval Cardoso disse que o desenvolvimento dos parques vai contribuir muito para o desenvolvimento do Tocantins

Dando continuidade ao processo de implantação de parques aquícolas no Estado, o governador interino Sandoval Cardoso lançou as unidades de produção de pescado dos municípios de Peixe e São Salvador. A solenidade oficial foi realizada na tarde desta segunda-feira, 14, em Peixe e contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Eduardo Lopes. Com a implantação destes novos parques, a estimativa é que a piscicultura tocantinense cresça até cinco vezes, partindo das atuais 20 mil toneladas de pescado, para atingir o patamar de 100 mil toneladas de produção de peixe, já a partir do próximo ano.

Segundo o governador Sandoval Cardoso, o desenvolvimento dos parques ambientais vai contribuir muito para o desenvolvimento do Tocantins, potencializando a geração de renda para as pessoas que dependem do pescado para sobreviver. “Vai ajudar principalmente nessa região que necessita da geração de renda, e o Estado se dedicará ao máximo para atender em tudo que for necessário, na área ambiental, nas estradas que farão as ligações até os campos aquícolas”, afirmou.

Durante a solenidade o ministro Eduardo Lopes destacou o potencial do Estado para a produção de peixes em tanques rede. “Nós sabemos o potencial que tem o Tocantins e hoje visitando São Salvador e Peixe eu pude comprovar o quanto o Estado tem realmente condições de crescer, e acreditamos que em seis meses estaremos já com a licitação não onerosa e a onerosa nesses dois reservatórios, e sabemos que o potencial do Estado é muito maior, e quando estivermos com os parques todos os lagos das Usinas Hidrelétricas a produção poderá chegar a 300 toneladas de pescados por ano”, disse.

Já a secretária nacional de Ordenamento e Produção Aquícola do MPA, Maria Fernanda Mince Ferreira destacou que os investimentos nos parques aquícolas são importantes porque o sistema de produção de pescado por tanque rede é muito mais produtivo do que outros sistemas. “Os sistemas taque-rede produzem até 10 vezes mais do que os viveiros escavados e nós temos um potencial enorme e ainda pouco explorado que são os reservatórios das usinas hidrelétricas”, informou.

Avanços no setor

Segundo o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Junior Marzola, a implantação dos tanques-rede para a produção aquícola estão avançando conforme o previsto, desde a implantação do Parque Aquícola de Lajeado, que vem beneficiando centenas de pequenos produtores da região. “Nós já lançamos o parque de Palmas, atendendo os sete municípios do entorno, agora São Salvador e Peixe, e em breve os demais, fomentando o setor que ainda tem muito a crescer”, garantiu.

O presidente da associação Z25, Mauro Ramos falou da satisfação da categoria com o lançamento do parque. “Hoje para nós é um dia ímpar, há muitos anos estamos aguardando isso, e assim que for liberado nós pretendermos colocar 280 tanques-rede de imediato”, comentou.

Um dos associados, Vagner Eduardo da Silva Pereira disse que a produção em tanques-rede vai dar mais segurança para os pescadores. “Hoje nós temos oito meses para produzir, mas não temos uma renda fixa, não dá para saber. Mas com os taques rede teremos os alevinos, sabendo em quanto tempo ele produz, trará mais segurança e renda para todos”, disse.

Presenças

Participaram lançamento do parque aquícola de Peixe Angical os deputados federais Angelo Agnolin e Cesar Halum, os deputados estaduais Eduardo do Dertins e Ricardo Aires, o superintendente da pesca do Estado do Tocantins, Guilherme Burns e o chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno. (ATN)