Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Angélica Mendonça Governador recepcionou ministro na manhã desta segunda-feira no Aeroporto de Palmas Governador recepcionou ministro na manhã desta segunda-feira no Aeroporto de Palmas
  • Ministro destacou o potencial do Estado à piscicultura

O governador Sandoval Cardoso recepcionou o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, que veio ao Tocantins lançar os parques aquícolas de Peixe e São Salvador, no sul do Estado. Com a implantação desses dois novos parques, a estimativa do Ministério é que o Tocantins tenha um grande aumento na produção de pescado, colocando o Estado entre os maiores produtores do Brasil. Atualmente contando com o parque aquícola de Lajeado, são mais de mil piscicultores atuando em todo o Tocantins, em cerca de 3,3 mil hectares de viveiros, açudes e barragens.

De acordo com o governador, a implantação dos novos parques aquícolas no sul do Estado possibilitará a ampliação da produção de pescado, beneficiando milhares de famílias com mais renda e qualidade de vida. “Além de todo o avanço econômico do Estado, sem dúvidas que a implantação desses parques vai fazer com que o Tocantins cresça e leve desenvolvimento para quem precisa”, disse.

Segundo Cardoso, a partir do funcionamento pleno parques aquícolas do Estado (São Salvador e Peixe estão sendo lançados e o parque de Lajeado que já iniciou as atividades), a produção de pescado tocantinense será alavancada a índices bastante elevados, saltando de 21 mil toneladas produzidas, para cerca de 100 mil toneladas de pescado. “Todo esse planejamento do governo federal, juntamente com o Estado, permite este desenvolvimento. Nós iremos quintuplicar a produção que já temos. A terra do boi verde pode estar em conjunto com a terra do peixe ecologicamente correto”, completou.

Após aterrissar em terras tocantinenses, Eduardo Lopes, que assumiu a pasta deixada por Marcelo Crivella, destacou o potencial do Tocantins para a piscicultura. De acordo com o ministro da Pesca e Aquicultura, a meta do governo federal é estender o uso das águas da União a todos os lagos das Usinas Hidrelétricas. “O Tocantins tem um potencial muito grande. Temos vários reservatórios de Hidrelétricas no Estado e o nosso objetivo é usar as águas desses reservatórios para a produção aquícola”, destacou.

Com isso, a estimativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é que após o lançamento dos parques de Peixe e São Salvador, os processos licitatórios deverão ser abertos em cerca de seis meses. Mesmo com a implantação dos tanques-rede para a produção aquícola, as demais atividades desenvolvidas ao longo das águas nos reservatórios das usinas hidrelétricas não devem ser prejudicados. “Acredito que esses reservatórios de usinas hidrelétricas podem conviver perfeitamente com a piscicultura, com as atividades de lazer e esportivas”, comentou.

Um dos defensores do projeto aquícola no Tocantins, o deputado federal César Halum destacou que já existem novos parques para serem lançados no Tocantins. “Para os parques de Peixe e São Salvador foram mais de oito meses de estudos pelos técnicos do Ministério e da FAO (entidade das Nações Unidas para a Agricultura Familiar). Agora, os dois próximos parques a serem lançados devem ser o de Babaçulândia e de Aguiarnópolis, no lago da UHE de Estreito”, apontou. (ATN)