Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira Para governador, a qualificação dos jovens e adultos é o caminho para o desenvolvimento do Tocantins Para governador, a qualificação dos jovens e adultos é o caminho para o desenvolvimento do Tocantins
  • Educação profissionalizante foi destacada pela secretária Adriana Aguiar

O governo do Estado lançou oficialmente o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o ano de 2014, em evento realizado no auditório do Palácio Araguaia na manhã desta terça-feira, 15. Na ocasião, foi anunciado ainda que o programa será ampliado, neste ano, para atender a beneficiários do programa de Seguro Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecido através do Serviço Nacional de Emprego (Sine). O Tocantins foi destaque na gestão do Pronatec, sendo classificado como segundo melhor Estado que oferece o programa, ficando atrás apenas do Espírito Santo, o que resultou em um recurso de quase R$ 63 milhões para a execução das capacitações neste ano.

De acordo com o governador Sandoval Cardoso, a qualificação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho é o caminho correto para o desenvolvimento do Tocantins, através da geração de emprego e renda. “Este é um dia feliz, um dia de alegria, um dia em que o Tocantins cresce através das capacitações do Pronatec. Tenho certeza que o Tocantins foi criado para ser um Estado modelo para os demais e a qualificação da nossa gente, dos nossos jovens, é importante para sermos este modelo”, destacou.

O Pronatec é um programa do governo federal executado no Tocantins pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), que são as responsáveis, respectivamente, pela captação de instituições demandantes e pela captação, matrícula e conscientização dos alunos.

De acordo com Paulo Massuia, chefe da Sedecti, todos os 52 cursos oferecidos pelo Pronatec - 19 técnicos e 33 de formação inicial e continuada - são gratuitos e contemplam as diversas demandas empresariais, tanto na cidade quanto no campo. A meta é oferecer 20 mil vagas, contemplando todos os municípios tocantinenses. “Este é o trabalho que o governo faz em levar o conhecimento a pessoas que querem se qualificar. O Tocantins é a economia que mais cresce há décadas e, com este crescimento, é necessário qualificação”, completou.

Já a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância do Pronatec na qualificação profissional dos estudantes tocantinenses, que buscam cada dia mais um espaço no concorrido mercado de trabalho. “Este programa é extremamente importante, pois a educação profissional permite ao aluno planejar mais seu tempo, enquanto se prepara para o mercado de trabalho. Ele consegue agregar sua formação escolar com sua preparação para o mercado de trabalho”, explicou.

Benefícios

A partir da qualificação profissional, toda uma cadeia produtiva de desenvolvimento é beneficiada. Tanto da parte de quem se prepara para enfrentar o grande desafio do mercado de trabalho, quanto do empresariado, que ganha uma mão de obra capaz de conduzir os negócios da empresa e, desta forma, crescer junto com o empreendimento.

Para as alunas do Colégio Duque de Caxias, Edilene Neres Lopes e Juliana da Silva Barros, o curso de auxiliar administrativo que elas farão pode ser uma boa maneira de conseguir o primeiro emprego. Para Edilene, a capacitação é importante para conquistar a vaga no mercado. “O mercado de trabalho é muito concorrido e o que a gente precisa é se qualificar”, disse. Já Juliana frisou que o conhecimento adquirido é o grande benefício do programa. “Sempre tive vontade de fazer um curso e ainda não tinha tido a oportunidade, então quando apareceu, eu agarrei”, comentou.

Dono de grandes empreendimentos no Tocantins e presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), o empresário Fabiano do Vale frisou que a qualificação da mão de obra é uma porta aberta para gerar uma matéria prima necessária para o desenvolvimento do Estado. “A classe empresarial precisa de mão de obra qualificada para assumir as empresas. Mas muito mais do que isso, o Estado precisa de jovens empreendedores”, destacou. (ATN)