Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar a produção de hortaliças e "caixarias" nas regiões do entorno de Palmas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) da Prefeitura de Palmas realiza atendimento a horticultores com preparo de solo (gradagem) e levantamento de canteiros com o uso do rotoencanteirador. A ação teve início nesta semana pela região de Taquaruçu Grande, onde 15 horticultores recebem o atendimento e 14 produtores de "caixarias". 

 “Devido à diminuição das chuvas intensificamos o preparo de solo para plantio de hortaliças. E com o uso do rotoencanteirador estamos otimizando o tempo e trazendo economia para o produtor”, explica o técnico agrícola Luis Santana Neto, acrescentando que os produtores estão diversificando os produtos e aderindo às chamadas “caixarias”, produtos como abobrinha italiana, jiló, berinjela, chuchu e outros.

O rotoencanteirador é composto por enxadas rotativas que descompactam o solo e saias laterais de metal que levantam o canteiro deixando-o pronto para o plantio. E as vantagens de utilizá-lo são muitas. “Os canteiros seguem um padrão, com altura, largura e espaçamento corretos e uniformes. É feita a descompactação do solo, incorporação de fertilizantes e matéria orgânica”, declara o técnico.

Outras melhorias advindas da mecanização no preparo do solo são citadas pelo técnico. “Um bom preparo de solo garante um melhor enraizamento das plantas, e com isto melhor desenvolvimento e aproveitamento da água e nutrientes”, ressalta Santana Neto.

O horticultor Manoel Almeida produz folhosas que comercializa para uma rede de supermercados da Capital e está animado com a ampliação de sua área. “Eu paguei um trator para arar só um pedacinho de terra, pois é muito caro, e iria levantar os canteiros manualmente. Agora vou aumentar a área e receber os canteiros prontinhos”, frisou .

Assistência aos horticultores

A equipe que acompanha a ação é formada por técnicos agrícolas, agrônomos e engenheiro agrícola. Os profissionais acompanharão todo o processo e passarão a visitar regularmente as propriedades para dar assistência aos horticultores. 

Além das 15 áreas para horticultura estão sendo preparadas também 14 áreas para plantio de abóbora, milho, banana, melancia e mandioca, totalizando 29 beneficiários. Todos os serviços são prestados gratuitamente. (Secom Palmas)