Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) lançou nesta última quarta-feira, 16, o projeto “Esquadrão Minha Escola Mais Linda”. O objetivo é levar ações de limpeza, higienização, promover serviços de pequenos reparos e reformas em escolas indígenas e rurais, que pela localidade, têm mais dificuldade para a contratação de mão de obra.

A manutenção das escolas, como pequenos reparos, limpeza e conservação de prédios, é uma ação de responsabilidade das próprias unidades escolares. Contudo, pelas especificidades das escolas indígenas e rurais, a Seduc fará a intervenção através do projeto.  

O Esquadrão é formado por servidores da Secretaria que já atuam no setor de obras. Os serviços que serão prestados pela equipe incluem reparos elétricos e hidráulicos, pintura, roçagem, higienização, entre outros que forem identificados pela Seduc como necessários. A proposta é que a equipe esteja nas escolas em um sistema de mutirão para que os serviços sejam feitos a curto prazo.

Conscientização

Para a manutenção das benfeitorias, a comunidade escolar será orientada quanto a conservação do ambiente. “O cunho pedagógico será abordado com a equipe gestora. O próprio gestor pode mobilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de manter os serviços que forem realizados através do projeto”, disse a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar.    

Ainda de acordo com a secretária, o projeto lançado nesta quarta-feira terá início pelas escolas indígenas em deferência à comemoração pelo Dia do Índio, celebrado a cada 19 de abril. Depois de concluídos os trabalhos nas aldeias, o projeto será levado às escolas da zona rural. “Nas escolas indígenas o levantamento dos serviços que serão necessários também levará em consideração a opinião da comunidade, respeitando a individualidade e cultura de cada etnia”, acrescentou Adriana.  

Primeira escola

Na Aldeia Brupré, localizada no município de Tocantínia, a 75 Km de Palmas, os trabalhos tiveram início no último dia 25 e foram finalizados nesta segunda-feira, 14. A experiência de levar servidores da Seduc para os serviços viabilizou a proposta do projeto que foi muito bem recebido pela comunidade escolar. Na escola foram feitos reparos nos banheiros, piso, pintura completa e melhorias para o aproveitamento do campo de futebol.

As próximas escolas beneficiadas são as de aldeias Krahô, no município de Itacajá, a 295 Km de Palmas. “Recebemos as demandas da comunidade Krahô e já estamos realizando o levantamento dos serviços necessários. A previsão é que os trabalhos comecem na próxima semana”, informou Adriana Aguiar.

Como participar

A escola indígena ou rural da rede estadual de ensino que queira participar do projeto Esquadrão deve entrar em contato com a Seduc através da Diretoria de Padrões Mínimos Educacionais e apresentar uma proposta. A partir da solicitação, a equipe avaliará a necessidade dos serviços a serem executados através do projeto Esquadrão Minha Escola Mais Linda.

Para o secretário executivo da Seduc, Joneidson Marinho Lustosa, é importante que as escolas tenham a consciência de que o projeto não isenta a unidade escolar da responsabilidade de zelar e manter os serviços de melhoria. “Este é um projeto com o objetivo de atender as escolas onde pequenos reparos são necessários. Reformas e outras intervenções relacionadas à infraestrutura não são o foco desta ação”, explicou.

Apenas nesta gestão, as escolas indígenas do Tocantins receberam investimentos do tesouro estadual na ordem de R$ 5 milhões para obras de construção, reforma e ampliação. (Ascom Seduc)