Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Após circular por nove municípios das regiões Norte e Sul, a caravana do Workshop de Resíduos Sólidos entra em reta final, abrangendo cidades da região Central do Estado. A primeira parada desta etapa será em Paraíso do Tocantins, hoje e amanhã, 22 e 23, na Diretoria Regional de Ensino, a partir das 8 horas. A regional de Paraíso atenderá ainda os municípios de Araguacema, Abreulândia, Chapada de Areia, Cristalândia, Caseara, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Pium e Pugmil.

O workshop tem o objetivo de aprimorar e ampliar as ações de sustentabilidade na gestão pública e reforçar a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P nos) órgãos públicos. A programação conta com oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais.

Além dos gestores municipais, participam do Workshop professores e catadores de materiais recicláveis. O foco para os servidores públicos é na implantação do Programa A3P, formação de Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, elaboração da Agenda 21 Escolar e formação de Fóruns Municipais Lixo & Cidadania. Já para os catadores, a capacitação foca as áreas de empreendedorismo, cooperativismo, captação de recurso e logística reversa, ampliando sua área de atuação.

Caravana

O workshop é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, e conta com a parceria da Seduc, ATS, Naturatins, Sesau e IDHMA. O workshop já aconteceu em Pedro Afonso, Guaraí, Porto Nacional, Gurupi, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Tocantinópolis e Colinas. De Paraíso, a programação segue para Miracema (24 e 25/4) e Palmas (29 e 30/4).