Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Os agricultores familiares inseridos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e assentados da Reforma Agrária do Estado têm até 30 de junho de 2014, para aderir à renegociação de suas dívidas junto às agências financeiras. Os inadimplentes poderão solicitar a adesão de seus financiamentos. O Banco Central publicou no final do ano de 2013, as resoluções de números 4.298 e 4.299 prorrogando os prazos de renegociação.

As resoluções permitem o desconto ou rebate para liquidar as operações de crédito, custeio e investimento das linhas do Programa Nacional de Crédito Fundiário e da Reforma Agrária, ligado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Podem incluir nestas adesões os agricultores do Pronaf B, Pronaf Florestal, Pronaf Jovem e Pronaf Mulher, além dos demais assentados e agricultores que se enquadram no Programa.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Francisco Mesquita dos Santos, os agricultores que aderirem às renegociações serão beneficiados. “A grande vantagem é que os inadimplentes podem conseguir os descontos variando de 45% até 80% de desconto, facilitando, assim a quitação das dívidas”, informou.

Vale destacar que os inadimplentes devem procurar as agências financeiras Banco do Brasil ou Banco da Amazônia nas localidades onde foram realizadas as contratações das operações de crédito de custeio e investimento. O prazo para liquidar a dívida é até 31 de dezembro de 2014. (Ascom/Seagro)