Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O lançamento do projeto que objetiva formar cidadãos conscientes estimulando-os a participar da organização e limpeza do ambiente escolar, aconteceu na tarde desta última quinta-feira, 24, no pátio da Escola Municipal 14 de Outubroe contou com a presença do prefeito Jair Farias, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vicente Sales de Lima e de coordenadores da Secretaria de Educação.

Idealizado pela professora Auricélia Araújo Santos o “Lixo no Lixo” faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal 14 de Outubro e prevê realização de ações voltadas para a organização do ambiente nas salas de aulas e no desenvolvimento do processo de cidadania dos educandos, bem como exibição de vídeos e documentários temáticos; além de ensinar técnicas de arrumação das salas e de seleção do lixo.

“Eu já tinha a ideia na cabeça e buscava desenvolver há 15 anos este projeto. Mas só agora conseguir coloca-lo em prática, graças a abertura dessa gestão escolar e do apoio do prefeito Jair Farias”, destacou Auricélia ao explicar que as atividades pertinentes ao projeto serão desenvolvidas no decorrer do ano em parceria com outros órgãos do município.

Ela explicou que de acordo com o cronograma montado, serão realizadas marchas coletivas nas ruas da cidade e distribuição de folders, panfletos, camisetas, fotos e vídeos na comunidade, a fim de informar a população sobre preservação ambiental dentro e fora da escola. Além disso, será promovido também palestras temáticas, oficinas de reciclagem e apresentações teatrais (em praça pública) dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os conteúdos a serem explorados durante a execução do projeto são: Preservação do meio ambiente; Ecologia; Ética cidadania e postura social na comunidade; O papel de cada indivíduo quanto ser integrante de uma sociedade; Coleta seletiva do lixo; Poluição do ar e dos rios; Desmatamento, Queimadas e Animais em extinção.