Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Estação Xerente que fica no Jardim Aureny III mudará de local. A nova estação já está sendo construída na mesma avenida, a 735 metros da atual, na altura da Escola Municipal Estevão de Castro. A mudança se dá em função das obras viárias de drenagem e duplicação que serão realizadas na Avenida Theotônio no cruzamento da Avenida I.

O novo local foi escolhido após reuniões entre técnicos das Secretarias de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Segurança, Defesa Civil e Trânsito e moradores do setor.

A diretora de Circulação Urbana Sustentável, Joseísa Furtado, reforça que o próprio trajeto do Bus Rapid Transit (BRT) não contemplará a estação Xerente onde ela se encontra hoje. A diretora ressalta também que essa centralização proporcionará maior segurança aos usuários. “O local onde ela está hoje é isolado, fator que compromete a segurança do usuário, inclusive já temos relatos de assaltos. Além disso, a centralização evita a necessidade de uma grande parcela dos usuários do Jardim Aureny III terem que pegar uma linha alimentadora para acessar a estação, como ocorre hoje”, pontua.

Fatores que foram apontados pela comunidade e foram levados em consideração na escolha do novo local. “Então, houve um consenso de que o melhor local seria próximo à escola, que é uma área mais centralizada e permanece próximo ao trecho onde os ônibus circulam normalmente”, reforça.

A estrutura da nova estação contemplará os dois lados da via, ficando localizada de um lado junto à escola e do outro junto à praça que será revitalizada. Parte do muro da Escola Estevão de Castro será recuado dando lugar à estação. “O projeto contempla ainda a construção de uma lombo-faixa, garantindo a segurança na travessia dos usuários, uma vez que naturalmente obriga os condutores a diminuir a velocidade”, destaca Joseísa.