Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que terá início nesta próxima quinta-feira, 1º de maio, em todo o Tocantins, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa, os produtores rurais devem vacinar todos os bovídeos da propriedade.

O período de vacinação dos animais estenderá até o dia 31 de maio, e segunda a diretora de educação, sanidade e defesa animal, Leila Pessoa, os produtores devem adquirir as vacinas nas lojas licenciadas pela Adapec e manter os frascos em temperatura baixa de preferencia em caixas de isopor com gelo até o ato da vacinação.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, a campanha reafirma o compromisso dos produtores rurais e do governo do Estado, na manutenção do status de zona livre da aftosa, permitindo que a cadeia pecuária continue crescendo no Tocantins e gerando receitas, por meio da exportação de produtos cárneos e lácteos. Ainda segundo Marcelo Aguiar, o objetivo nesta campanha é vacinar os mais de 8,1 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) existentes no Estado. “Nosso objetivo e vacinar todo o rebanho tocantinense, e para isso, a Adapec está preparada para atender todos os produtores rurais nos 139 municípios.”

É importante ressaltar que a vacinação contra febre aftosa é obrigatória no Tocantins, e que, o produtor tem até 10 dias após vacinar o rebanho para declarar a vacinação junto ao escritório da Adapec onde a ficha cadastral é movimentada, mediante apresentação de nota fiscal e a Carta-aviso. Além disso, a legislação prevê multa de R$ 5,32 por animal que não for vacinado e mais R$ 127,69 por propriedade.

Calendário de vacinação

A Adapec também orienta aos produtores rurais para que aproveitem a campanha para vacinar os animais contra outras doenças como a brucelose e a raiva.

Lançamento oficial

O lançamento oficial da campanha contra a febre aftosa, que este ano traz o lema: “Bata a porteira na cara da febre aftosa,” acontecerá no sábado, 03 de maio, a partir das 9 horas da manhã, na Fazenda Morada do Sol, no município de Nova Olinda, na região norte do Estado. (Ascom Adapec)