Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Além de Galdino, participaram da solenidade o diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização, Péricles Andrade e prefeitos das cidades contempladas

Além de Galdino, participaram da solenidade o diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização, Péricles Andrade e prefeitos das cidades contempladas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Além de Galdino, participaram da solenidade o diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização, Péricles Andrade e prefeitos das cidades contempladas Além de Galdino, participaram da solenidade o diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização, Péricles Andrade e prefeitos das cidades contempladas

O anúncio oficial da Presidência da República sobre os convênios para contratação de obras de saneamento em municípios com mais de 50 mil habitantes foi realizado nesta última terça-feira, 6, no Palácio do Planalto, em Brasília. A presidente Dilma Rousseff anunciou a contratação das obras de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) –  Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em 1.116 municípios brasileiros. Entre eles, estão 16 cidades tocantinenses.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, participou da solenidade e permanece em Brasília até esta noite, onde acompanha, na Funasa, todos os procedimentos para formatação dos convênios dos municípios contemplados: Abreulândia, Angico, Aragominas, Aurora do Tocantins, Bandeirantes do Tocantins,  Fortaleza do Tabocão, Itapiratins, Luzinópolis, Piraquê, Pugmil, Riachinho, Rio dos Bois, Sandolândia, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins e Sucupira. 

O governador Sandoval Cardoso deve assinar nesta quarta-feira, 7, os 16 convênios referentes aos municípios contemplados com os mais de R$ 50 milhões liberados pelo do PAC 2 - Funasa para as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário no norte do Estado. Cardoso expressou seu contentamento ao presidente da ATS pelos resultados alcançados e disse que acompanha de perto o andamento de cada gestão da Agência. O governador finalizou colocando-se à disposição da ATS para a realização de outras demandas que venham agregar mais benefícios ao povo tocantinense. 

De acordo com Galdino, a partir da publicação dos convênios inicia-se o processo licitatório. “Tudo está sendo preparado em tempo hábil, pois estimamos que as obras tenham início ainda em 2014”, concluiu. 

Solenidade

Além de Galdino, participaram da solenidade em Brasília o senador Vicentinho Alves, o diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização, Péricles Andrade, e vários prefeitos das cidades contempladas. 

Edmundo Galdino destacou que as conquistas do Tocantins, por meio da ATS, são resultado de “um trabalho arrojado de homens como o governador Sandoval Cardoso, do senador Vicentinho Alves e do então governador Siqueira Campos” que visam, principalmente, elevar a qualidade de vida da população do Estado.

“O Tocantins transpira progresso porque pode contar com homens valorosos, arrojados e comprometidos com os interesses do seu povo. Este comprometimento tem feito toda a diferença nas gestões da Agência junto ao governo federal”, salientou

Durante o evento, o senador Vicentinho Alves destacou a importância dos investimentos e parabenizou todos os técnicos da ATS pela elaboração dos projetos. Vicentinho agradeceu, ainda, o ex-presidente da Funasa, Gilson Queiroz, e ao atual, Antônio Henrique Pires, além da ex-ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, pelo empenho na elaboração dos projetos e liberação dos recursos. (ATM)