Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de dar visibilidade ao fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone – Cedeca/TO lança programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças, 18 de maio.

No sábado, 10, cerca de 50 adolescentes participarão de duas oficinas. A primeira acontece às 9 horas com o tema Direito à Participação. Já a segunda inicia às 10 horas e continua no período da tarde, nesta os jovens aprenderão técnicas de grafitagem em estêncil, uma parceria com a Associação Palmas Hip Hop.

“O propósito de relembrar essa data é basicamente para mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo construir reflexões no sentido de provocar mudanças de cultura que desrespeitam os direitos humanos de crianças e adolescentes”, destaca membro da Secretaria Executiva do Cedeca Glória de Ivone, Mônica Brito.

A programação do Cedeca/TO pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes continua no dia 16 de maio. Às 9 horas, haverá uma intervenção artística dos adolescentes que participarem da oficina de grafitagem no muro do Hotel Rio Sono com o símbolo da campanha Faça Bonito. Às 15 horas, na sede do Cedeca, haverá lançamento do programa de rádio web Voz do Adolescente, produzido por adolescentes integrantes da rede Jovens Protagonistas de Palmas.

Projeto Farol

Ainda no sábado, 16, acontecerá às 16 horas o lançamento do Projeto Farol que é patrocinado pela Petrobras, no âmbito do programa Desenvolvimento e Cidadania, e tem como objetivo lançar luzes às ameaças e violações aos direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes.

O projeto Farol terá abrangência regional compreendendo os municípios de Palmas, Porto Nacional, Pedro Afonso do Tocantins, Lajeado, Tocantínia e Guaraí cujos indicadores demonstram a incidência de violência sexual.

A programação, pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também marca o aniversário de sete anos do Cedeca Glória de Ivone, organização não governamental, que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

“O Cedeca, ao longo destes sete anos, vem realizando incidência política com vista à efetividade do marco legal e internacional de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Hoje o Cedeca é consolidado, e legitimado, tanto no cenário nacional, quanto internacional como um organismo político que luta radicalmente pela consolidação dos direitos humanos”, ressalta Brit. (Ascom Cedeca-TO)

Programação:

10 de maio – sábado

09h - Oficina sobre Direito à Participação

10h - Oficina Grafitagem Faça bonito

14h – Continuação Oficina Grafitagem Faça bonito

16 de maio – sexta-feira

09h – Grafitagem Faça Bonito

Local: Muro Hotel Rio Sono

15 h – Lançamento do Programa de Rádio Web “Voz do Adolescente”

Local: Sede do Cedeca Glória de Ivone

16 h – Lançamento do Projeto Farol

Local: Sede do Cedeca Glória de Ivonehttps://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif