Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária-Adapec realizou na tarde desta quinta-feira, 8, na sede da Agência em Palmas, uma reunião para tratar das diretrizes sobre os estudos de eficiência vacinal da febre aftosa que será realizada no Estado e entregou kits para auxiliar as equipes a campo. Neste inquérito serão coletadas 192 amostras, em 36 propriedades rurais distribuídas em 33 municípios do Estado de acordo com as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Este estudo está sendo realizado nos estados brasileiros que integram a zona livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional, como parte dos requisitos para manutenção dos status sanitários. Também está previsto para em breve ser realizado o inquérito sobre circulação viral. “Este segundo é para provar que não há vírus vivo circulante no nosso rebanho. Temos uma equipe de profissionais capacitados que cumprirão as atividades no tempo previsto”, disse o gerente do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, João Eduardo Pinto Pires.

Segundo o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, o estudo dá sustentação e confere a condição sanitária do rebanho, pois avaliará o trabalho executado pela Agência. “Com isso, será constatado o quanto nossos animais estão imunizados e protegidos, além de atendermos os requisitos do mercado internacional”, disse.

Os animais da amostragem serão os bovinos e bubalinos entre 6 e 24 meses de idade, que tenham recebido pelo menos uma vacinação. O Tocantins está desde maio de 1997 sem a presença do vírus da febre aftosa.  A expectativa é de que este primeiro estudo seja concluído até o dia 18 de maio.

De acordo com o Mapa, dentre os estados envolvidos nos estudos apresentados estão: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e parte das zonas livres do Amazonas Pará e Tocantins. (Ascom Adapec)