Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Alunos de Enfermagem do Cemix estão prestando primeiros socorros nos Jogos Estudantis

Alunos de Enfermagem do Cemix estão prestando primeiros socorros nos Jogos Estudantis Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima Alunos de Enfermagem do Cemix estão prestando primeiros socorros nos Jogos Estudantis Alunos de Enfermagem do Cemix estão prestando primeiros socorros nos Jogos Estudantis

Além de participarem como atletas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), alunos do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã, em Miracema, a 78 km de Palmas, também auxiliam no atendimento aos estudantes que necessitam de primeiros socorros. 

Para a turma do 4º ano do ensino médio técnico em Enfermagem, a experiência serve para por em prática o que aprenderam em sala de aula. O trabalho dos alunos nos Jogos é supervisionado pelo coordenador do curso de enfermagem, professor Yuri Couto Viana. “Eles estão aptos a realizar o atendimento inicial, realizando os primeiros socorros. Em casos mais graves chamamos a ambulância e acompanhamos o paciente até o hospital. Esta é a segunda turma concluinte, mas é a primeira vez que os alunos vêm auxiliar nos Jets”, ressalta.  

Um dos estudantes de enfermagem que está atuando nos Jogos é Romário Srwasde Xerente. Ele conta que sempre se interessou pela área da Saúde e poder participar da competição foi uma grande oportunidade.  “Para nós é um privilégio estar aqui dando assistência nos Jets. Esses quatro anos aprendemos para isso e ao mesmo tempo em que colocamos em prática também aprendemos mais”, enfatiza o estudante, que já planeja cursar também Medicina e ajudar a comunidade indígena.

Sobre os Jogos

As fases regionais dos Jogos Estudantis estão sendo realizadas desde o fim do mês de abril e seguem até 6 de junho. Ao todo, as competições foram divididas em 10 regionais e, após a classificação dos alunos nesta etapa, será realizada a fase estadual dos Jogos e definição dos vencedores dos Jogos em 2014. (Ascom Seduc)