Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lucas Nascimento

O luau no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, em Palmas, reuniu grande público na edição deste último domingo, 18. No Palco Aberto, cantores e bandas mostraram seus talentos e encerraram com músicas de diferentes estilos a programação oficial da 12ª Semana Nacional de Museus no Tocantins. Esta foi a 4ª edição do luau e mostrou que espaços públicos como os museus podem ser utilizados para atividades de cultura que vão além da visitação aos acervos. 

Para o coordenador do Palacinho, Anderson Fonseca, o museu é espaço para diversas manifestações culturais e por isso eventos como o luau devem ser realizados. “O objetivo é proporcionar a interação do público com uma programação rica, com muita música e exposições, e proporcionar também um momento de conhecimento e diversão no museu. A ideia é que as pessoas venham se divertir e conhecer este espaço de cultura”, disse.

O universitário Marcos Ribeiro, 18 anos, é uma dessas pessoas atraídas ao museu pela programação diferenciada. Ontem ele visitou o Palacinho pela primeira vez. “Fiquei impressionado com o espaço, achei bem interessante”, disse o estudante, que esteve no luau para prestigiar o amigo, o músico Wagner Filho, que se apresentou no Palco Aberto cantando e tocando reggae. Dezenas de músicos se apresentaram nesta edição do luau. 

O diretor de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), J. Bulhões, que é músico, também se apresentou com músicas de sua autoria e interpretando The Beatles.  “Estou surpreso com a empolgação das pessoas. Isso é muito bacana e muito importante”, disse ele. Mariana Reis, da banda Rock’n Road, disse que a iniciativa é positiva tanto para o público quanto para os músicos. “É uma oportunidade para quem quer mostrar o seu trabalho e uma opção para quem quer sair e se divertir em Palmas”, disse. A banda tem como repertório os clássicos do rock nacional e internacional nos anos 80 e 90.

Arte e cultura

Na mesma noite do luau foi aberta a exposição “Palmas 25 anos”, do Fotoclube Infinito. Dez fotografias selecionadas para a mostra retratam a Capital sob as lentes de diferentes fotógrafos. “A foto da cidade vista do mirante me impressionou”, disse a estudante de Psicologia Ana Bandeira, de 22 anos. Ela e o namorado, o estudante de Edificações Rafael de Brito, de 23 anos, visitaram a exposição assim que chegaram ao Palacinho.  “Moro há 18 anos em Palmas e não conhecia o Museu. Espero me apresentar no próximo luau”, disse Rafael, que também é músico.

A exposição fotográfica fica no Palacinho até o próximo dia 31. Além dela, a mostra aberta no último dia 16 e intitulada “Os povos indígenas do Tocantins – História e Memória”, também está no Museu para visitação até o fim deste mês. As fotografias revelam o cotidiano de cada uma das sete etnias presentes no Tocantins: Xerente (povo Akwê), Karajá, Javaé e Xambioá (povo Iny), Apinajé (povo Panhi), Krahô (povo Merí) e Krahô-Kanela.

Semana de Museus

As atividades culturais pela 12º Semana Nacional de Museus tiveram início no Tocantins na última terça-feira, 13. A programação oficial se concentrou no Palacinho, que durante toda a semana promoveu rodas de conversa sobre literatura, poesia, crônicas, entre outros temas. Oficinas e debates também constaram na programação que teve as participações do escritor Célio Pedreira, do historiador Junio Batista e do cinesta André Araújo.

“O Palacinho é um novo espaço para o audiovisual tocantinense e a gente é muito carente dessas janelas que abrem espaço para o diálogo com a comunidade. Este lugar vem colaborar muito para esse contato”, disse André Araújo após a sua participação na programação. Na última quinta-feira, 14, ele apresentou e falou a jovens sobre o cinema tocantinense.

Palacinho

O prédio que hoje abriga o museu foi construído em 1989 e funcionou como sede do poder executivo estadual no período de 1º de janeiro de 1990 a 9 de março de 1991. Através de seu acervo, o Museu registra a história de criação da Capital mais jovem do País, Palmas, e resgata o contexto histórico relacionado à criação do Tocantins. O acervo contempla ainda os aspectos culturais do Estado.

O Museu Palacinho fica aberto de terça a domingo das 9 horas às 17 horas. (Ascom Seduc)