Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Valério Zelaya

A partir da próxima segunda-feira, 26, mais dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) entram em funcionamento. A solenidade de inauguração dos CMEIs Pequenos Brilhantes e Carrossel  aconteceu na tarde desta segunda-feira, 19, e contou com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim, do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, do governador do Estado, Sandoval Cardoso, do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, da secretária  municipal da Educação, Berenice Barbosa, gestores escolares, dentre outras autoridades estaduais e municipais e a comunidade escolar. O evento faz parte da programação das comemorações dos 25 anos de Palmas, comemorado  nesta terça-feira, 20.

Para o ministro da Educação, José Henrique Paim, Palmas vem demonstrando ser realmente um Município que vai se tornar referência no Ministério da Educação, pois tem evidenciado isso com os investimentos feitos, seja na educação infantil, seja na educação de tempo integral. "É uma grande satisfação estar aqui na inauguração dessa escola de educação infantil, pois para o governo federal o tema educação infantil é prioridade. Nós saímos felizes daqui sabendo que pode dar certo esse esforço todo que a presidenta Dilma tem feito, para que possamos melhorar cada vez mais a educação infantil ofertada em todo o Brasil", concluiu.

O prefeito Amastha afirmou que a data é especial, por se tratar da  inauguração de um CMEI que é um sonho de 12 anos da comunidade. “Uma obra que há 12 anos vem sendo adiada  e, por isso, desde o início de nossa gestão nós definimos como prioridade absoluta retornar essa obra e concluí-la da maneira como a comunidade merecia", disse.

Amastha fez questão de parabenizar a equipe da Educação. "Eu devo agradecer e parabenizar a equipe da secretaria da educação, em nome da secretária Berenice, que vem realizando um grande trabalho. Fico feliz em poder contar com uma equipe fantástica à frente da pasta mais importante dessa gestão”, agradeceu. 

Para a titular da pasta da Educação, Berenice Barbosa, o momento é de celebração. "Estou muito feliz e emocionada porque vivemos dias difíceis e esse momento, onde entregamos duas obras de alto padrão, tão importantes para a população, trouxe a sensação de alívio, de dever cumprido, e para nós que estamos à frente da secretaria é muito importante entregar obras com tamanha qualidade para a população de Palmas", comemorou.

A presidente da Associação de Moradores da 403 Norte, Dorismar Rodrigues, também falou da importância da obra para a comunidade. "Nós vínhamos há anos esperando pela conclusão dessa obra, entrava governo, saía governo e nada de terminar, mas agora veio em uma boa hora, a comunidade só tem a ganhar, todo mundo está agradecido, as famílias estavam só esperando para ter onde colocar os seus filhos. O CMEI está lindo, é um sonho antigo da comunidade que está se realizando", afirmou. 

Giully Anne Cavalcante, mãe do pequeno Artur, de um ano e três meses, uma das crianças que será atendido no CMEI, falou da alegria em ter o filho matriculado. "Fiquei muito feliz com a entrega dessa obra que irá facilitar muito minha vida. Agora poderei trabalhar tranquila sabendo que meu filho estará seguro e sendo bem cuidado em um ambiente lindo", afirmou. 

Para a diretora do CMEI Pequenos Brilhantes, Sivana Casassola, a expectativa de início das atividades é grande. "Nós esperamos atender com qualidade a comunidade que há muito tempo espera por esse CMEI. Para isso, nós da equipe administrativa e do quadro de educadores, não mediremos esforços para que essa instituição consiga responder à expectativa", disse.

Quem também aguardava ansiosa pela conclusão do CMEI Carossel era Heloydes Rodrigues, mãe de Davi Santos, de 4 anos. "Estou muito feliz e espero que o CMEI atenda às necessidades do meu filho. Será um reforço à educação que damos em casa", disse acrescentando que o CMEI está lindo e muito bem organizado.  “Superou minhas expectativas", comentou.

Para a diretora do CMEI Carrosel, Liliam Mourão, o CMEI foi pensado com muito carinho pra atender as crianças. "Os espaços foram pensados para que as crianças se sintam em um ambiente acolhedor e os professores também. Nossa expectativa é a de atender as crianças de uma forma bem tranquila, sabendo respeitar o momento de adaptação pelo qual elas irão passar e preparar nossa equipe para receber as crianças e suas famílias com muita qualidade", afirmou.

CMEIs 

O CMEI Pequenos Brilhantes, localizado na Quadra 403 Norte, atenderá 276 crianças do Berçário ao 1º Período. A unidade educacional possui um total de 1.635 metros quadrados de área construída, dispondo de estrutura semelhante aos demais CMEIs. A obra custou R$ 1.097.390,20 recursos oriundos da Caixa Econômica Federal e do Município de Palmas.

O CMEI Carrossel, localizado na quadra 405 Sul, atenderá 244 crianças do Berçário ao 2º Período. São 683,04 metros quadrados de área construída, distribuídos em sala de professores, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, sanitários masculinos e femininos para funcionários, sanitários para deficientes, brinquedoteca, sala maternal com sanitários, quatro salas de aulas para educação infantil (4 e 5 anos), berçário com fraldário, depósito de material, depósito de material de limpeza, lactário, lavanderia, cozinha com depósito de panela, depósito de alimentos e depósito de material de limpeza da cozinha, refeitório coberto parquinho e paisagismo.  A unidade educacional custou R$ 892.839,39 aos cofres públicos, recursos do FNDE e contrapartida do município de Palmas. 

Os CMEIs foram construídos seguindo as normas de acessibilidade, tanto nos banheiros, quanto nas áreas externas. Possuem salas com janelas de vidros temperados, espaço adequado às atividades administrativas, brinquedotecas, refeitórios e cozinhas que cumprem as exigências da Vigilância Sanitária, como a instalação de bancadas específicas para o preparo de alimentos vegetais e carnes, instalação de higienizadores de mãos, entre outros requisitos.

Com a inauguração destas duas unidades, a rede municipal de ensino passa a contar com 26 CMEIs, que foram pensados, planejados e construídos para atender exclusivamente a educação infantil.