Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Aldemar Ribeiro

“A escola agora ficou melhor, está mais bonita”, disse o professor Ovídio Krahô, da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, localizada na Aldeia Manoel Alves Pequeno, município de Itacajá, a 295 Km de Palmas. A unidade de ensino foi totalmente revitalizada pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Os serviços de melhoria foram entregues oficialmente à comunidade indígena na tarde desta segunda-feira, 19. Foram beneficiados, diretamente, 189 estudantes dos ensinos fundamental e médio.

A equipe da Seduc composta por servidores do setor de obras e serviços reformou o telhado, realizou a pintura interna e externa da escola, promoveu reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, fez podas de árvores e limpeza do local. A solenidade para a entrega da revitalização contou com a presença da subsecretária de Educação Básica e Cultura da Seduc, Jucylene Borba, da prefeita de Itacajá, Maria Aparecida Lima, do cacique Dodanin Krahô, de professores, técnicos da Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Pedro Afonso e de representantes de diferentes aldeias de Itacajá e Goiatins.

O cacique Dodamin disse que o momento era para se comemorar. “Este é um dia especial, estamos felizes porque devemos unir o conhecimento da escola e do pátio (local onde os indígenas fazem celebrações). Os dois são importantes para o nosso povo. O professor nunca deixa de aprender e temos muitas coisas para passar para os alunos”, declarou.

 A escola

A unidade escolar 19 de Abril é conhecida por desenvolver em seu currículo uma educação diferenciada onde se aprende os conteúdos dos livros didáticos e dos livros específicos sobre a cultura indígena. Juntamente com a comunidade local, na escola se pratica as danças, cantos e outras manifestações indígenas. Esse papel intercultural entre alunos e professores é realizado pelo diretor da escola, Renato Yaré Krahô, graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

 A estudante Yasmim Krahô, 14 anos, que cursa a 6ª série do ensino fundamental, fez questão de conferir os serviços realizados na escola. Ela já faz planos sobre sua formação. “Gosto de estudar e pretendo ser professora para ajudar no crescimento dos povos indígenas”, afirmou.

 Educação

A subsecretária Jucylene Borba, que na solenidade representou a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, explicou que com a escola revitalizada os professores e alunos terão mais satisfação no ambiente escolar. “O governo do Estado irá beneficiar outras unidades de ensino na comunidade Krahô visando fortalecer a educação indígena”, disse ela.

Ainda de acordo com a subsecretária, as ações de melhoria realizadas pela equipe da Seduc devem ser mantidas pela comunidade escolar.

 Escolas indígenas e rurais

A revitalização na Escola Indígena 19 de Abril faz parte do projeto Esquadrão Minha Escola Mais Linda, da Seduc, que promove pequenos reparos e serviços em unidades de ensino indígenas e da zona rural que, pela localidade, têm mais dificuldade em contratar mão de obra.

O projeto foi lançado em 16 de abril deste ano pela Seduc e é formado por servidores da Secretaria que já atuam no setor de obras. Os serviços prestados pela equipe incluem reparos elétricos e hidráulicos, pintura, roçagem, higienização, entre outros que forem identificados pela Seduc como necessários. A equipe de trabalho realiza um sistema de mutirão para que os serviços sejam feitos a curto prazo.

 Como participar

A manutenção das escolas, como pequenos reparos, limpeza e conservação de prédios, é uma ação de responsabilidade das próprias unidades escolares. Contudo, pelas especificidades das escolas indígenas e rurais, que muitas vezes não conseguem contratar mão de obra devido a localidade das unidades de ensino, a Seduc tem feito a intervenção através do projeto.

 Para participar, as escolas devem entrar em contato com Seduc, que analisa a necessidade e a viabilidade para o atendimento. (Ascom Seduc)