Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

A formatação de ações para desenvolvimento do etnoturismo nas aldeias indígenas foi um dos temas discutidos na terça-feira, 17, pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, com líderes da Associação Hotxuá e da Aldeia Manoel Alves Pequeno, terra indígena Krahô, localizada no município de Itacajá.

O encontro contou com a participação do cacique da Aldeia Manoel Alves Pequeno, Roberto Caxet Krahô, do vice cacique José Edilson, além do indigenista aposentado e escritor Fernando Schiavini e do empresário sócio da operadora de turismo Tekoá Brasil, Marcos Luz. O presidente Jairo Mariano ouviu as demandas sobre a retomada das atividades de etnoturismo a partir de janeiro de 2022 e também sobre a integração da cultura tradicional indígena às ações de divulgação dos roteiros tocantinenses.

Com foco no impulsionamento do etnoturismo, o presidente da Adetuc sugeriu a participação indígena na 48ª Abav Expo & Collab, que acontece em setembro, em Fortaleza (CE). A abertura de editais específicos para atender as comunidades indígenas tocantinenses também foi uma das prioridades pautadas.

Ao avaliar as propostas da Adetuc, o indigenista Fernando Schiavini revelou que são animadoras e projetam uma nova realidade para as comunidades, não apenas em Itacajá e Goiatins, onde fica localizada da Terra Indígena Krahô, mas em todo o Estado. "Saímos animados com as ideias apresentadas pela Adetuc para o impulsionamento do etnoturismo e com a certeza a parceria com o Governo do Estado gerará frutos positivos à cultura indígena.

Com 25 anos de atuação no turismo, o empresário Marcos Luz afirma que a nova visão da Adetuc para a formatação de roteiros focados em experiências atende uma demanda mundial. “O que o Jairo Mariano propõe para o turismo de experiência no Tocantins é uma tendência em todo o mundo. As pessoas estão buscando viagens que causam um impacto de mudança comportamental e de valores relevantes ao ser humano. O etnoturismo nos faz mergulhar em uma cultura ancestral e ter um contato com a natureza que é imensurável”, ressaltou ao dizer que o diferencial do Estado é a diversidade de etnias.

Com projetos a serem executados em todas as regiões turísticas, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, frisou a relevância das comunidades tradicionais indígenas na cultura tocantinense e a união com o turismo de base comunitária para a garantia de renda e maior qualidade de vida dos povos indígenas do Estado. “A Aldeia Manoel Alves Pequeno e outras comunidades indígenas já fazem esse trabalho de etnoturismo que tem ajudado a fortalecer as tradições indígenas do Tocantins e permitem um intercâmbio entre o turismo e as experiências vivenciadas dentro das aldeias”, ressaltou Jairo Mariano, ao afirmar que o Governo do Tocantins, por meio do governador Mauro Carlesse tem incentivado a formatação de novas rotas turísticas que visam a valorização da cultura local.