Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Milhares de pessoas prestigiaram o Desfile Cívico Militar em comemoração aos 25 anos de Palmas. O ato cívico realizado no início da noite desta terça-feira, 20, na Avenida Tocantins, em Taquaralto,  contou com a presença do prefeito Carlos Amastha, acompanhado da primeira-dama Glô Amastha, da secretária municipal da Educação, Berenice Barbosa, do vice-governador do Estado, Tom Lyra, dentre outras autoridades municipais e estaduais.

Cerca de 1.500 alunos das redes municipal e estadual de ensino da Capital participaram do desfile, que abordou o tema “Palmas, 25 anos”, retratando na avenida a trajetória da cidade, desde sua implantação  até os dias atuais.

Para a secretária Berenice Barbosa, foram muitos os desafios superados. “Foi bonito reviver a história da evolução de Palmas retratada por nossas escolas e vê que muitos desafios foram superados. Hoje, nossa realidade é bem distinta. Provamos com muitos esforços e trabalho que é possível fazer uma educação de qualidade”.

Pioneiro de Palmas, Israel Dias da Silva, morador da quadra 504 Sul, disse que foi a Taquaralto especialmente para assistir ao desfile. "Gosto de assistir aos desfiles cívicos, meu pai era militar e desde pequeno sempre o acompanhava. O desfile estava muito bonito, nota 10", afirmou, dizendo que só sentiu falta de vê mais autoridades, como os deputados estaduais e federais prestigiando uma data tão importante.

Apresentações

A primeira escola a entrar na avenida, a ETI Eurídice Ferreira de Mello, abriu o desfile contando a história da construção de Palmas, desde a chegada dos primeiros habitantes, a celebração da primeira missa, a criação do extinto povoado do Canela, as primeiras figuras políticas e a evolução das moradias, além de uma exposição de fotos antigas que retratam a transformação de Palmas. Outro destaque da ETI foi a fanfarra, que sob o comando do regente Aldivan Lopes deu um show na avenida, arrancando aplausos do público.

Em seguida, a ETI Padre Josimo Tavares abordou a evolução da educação da Capital, passando pelas primeiras escolas construídas na cidade até a implantação das escolas de tempo integral e os vários organismos que compõem o ambiente escolar.

A terceira escola a desfilar, a Escola Municipal Sávia Fernandes, mostrou a importância das escolas da infância e dos Centros Municipais de Educação Infantil para a formação das crianças, as Escolas Empreendedoras e os programas em parceria com o Governo Federal, como o Mais Educação e Escola e Comunidade. A penúltima unidade a desfilar foi a escola Beatriz Rodrigues, que representou a paz nas escolas, a parceria entre a escola e as famílias, o respeito à diversidade e inclusão social e, por fim, apresentou os formandos do ensino fundamental.

Encerrando a participação das escolas municipais no evento, a Escola Municipal Maria Júlia fez uma homenagem à bandeira de Palmas, às diversas culturas existentes em nossa cidade a exemplo das quadrilhas juninas e celebrou as diversas conquistas alcançadas com o tradicional parabéns.

Participam também do desfile as escolas estaduais: Colégio São José, Escola Estadual Vila União, CGTI Raquel de Queiroz, Escola Maria dos Reis, Escola Liberdade, CEM Santa Rita, CEM Taquaralto e o Colégio Militar. O desfile contou ainda com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Desbravadores da Escola Adventista de Palmas, Bolsa Atleta e Escolinha de Futebol da Fundação Municipal de Esportes e a Banda da Guarda Metropolitana. (Secom Palmas)