Técnicos da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur) encontram-se em Mateiros, no Jalapão, realizando assessoramento in loco em estabelecimentos que atendem visitantes, especialmente os que lidam com o manuseio de alimentos. Na última segunda-feira, 26, foi realizada palestra com o tema “Atendimento ao Público”, no Centro de Capacitação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A ação faz parte do programa “O Tocantins Recebe Bem”, sensibilizando empresários e a mão de obra turística para a importância da qualidade do receptivo, enfatiza a presidente da Adtur, Adriana Ramos.
A reunião transcorreu com a participação e interação dos empreendedores, abordando conceitos a exemplo de satisfação, fidelização e encantamento do cliente. Com uma prioridade para regiões de grande fluxo turístico, a atividade fica na cidade até o próximo sábado, dia 31, trabalhando em 32 estabelecimentos, envolvendo desde a rede hoteleira, bares, restaurantes, pizzarias, padarias, lanchonetes, açougues e demais empreendimentos que lidam com a preparação e/ou oferta de alimentos. De acordo com Tânia de Roure, coordenadora do programa “O Tocantins Recebe Bem”, a ação objetiva repassar noções de práticas de manipulação e conservação de alimentos, oferecendo segurança ao usuário.
O atendimento in loco justifica-se pela necessidade de manter contato com os prestadores de serviço, de forma a orientá-los de acordo com suas necessidades e realidade atual, disse Tânia, completando: “muitos deles, especialmente os da zona rural, não têm condições de deixar seus locais para se qualificar, por isso precisamos dar a eles um atendimento direto”.
As informações vão desde a necessidade de higiene pessoal e no empreendimento, à prática na manipulação de alimentos e equipamentos. A receptividade tem sido positiva, avalia a turismóloga Edilene Fonseca, que compõe a equipe. Por onde passamos, percebemos o interesse em melhorar o atendimento, em adequar as práticas atuais às normas exigidas pela Vigilância Sanitária.
Durante as visitas, a equipe da Adtur conversa com os proprietários dos estabelecimentos e funcionários. A partir dos hábitos usuais, orienta, sugere novas práticas, tira dúvidas e entrega kit composto por apostila com o tema “Boas práticas de manipulação de alimentos”, adesivos contendo dicas sobre o assunto e toucas para uso nos cabelos durante o manuseio com alimentos. Também fazem demonstração de produtos indispensáveis para manter a higienização do ambiente e dos produtos.
Para os sócios do camping da Fazenda Brejo Comprido, John Tenório e José Domingos da Silva, a assessoria veio em boa hora. “Muito bom saber que não estamos sozinhos, que não estamos sendo cobrados mas recebendo orientações que, com certeza, serão úteis para cativar nossos clientes”, diz Tenório. Da mesma opinião, compartilha o casal Mirna e Antônio de Paula, da Fazenda Progresso, que oferece hospedagem e alimentação a turistas. “Mesmo já tendo noções de higiene no trato com a alimentação, sabemos que informação em relação a esse assunto nunca é demais.”
A primeira-dama do município, Vera Maria Mokfa, também proprietária de estabelecimento turístico em Mateiros, participou do evento. Ela contribuiu falando da sua experiência e da importância de um bom atendimento. Emivaldo Rufo Cunha, proprietário do restaurante Beira da Mata, resumiu: “É o diferencial em todo negócio. Se o cliente for bem atendido volta, caso contrário, sai falando mal”.