Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Seagro

Foto: Ascom Seagro

Nesta terça-feira, dia 27, uma equipe da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), visitou a Associação Brejo Verde dos produtores rurais do município de Porto Nacional. O objetivo foi acompanhar a aplicação de recursos do Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ao todo, foram investidos na Associação o valor de R$ 525 mil não-reembolsáveis destinados à infraestrutura básica e produtiva.

O coordenador do Crédito Fundiário da Seagro, José das Crianças, explica que os investimentos devem trazer melhores condiçoes de vida para as pessoas. “Os benefícios darão melhor possibilidade de trabalhar a sua produção, ter uma moradia de qualidade e com abastecimento de água, tanto para consumo humano e talvez até para irrigação de hortas”, explicou José das Crianças. 

Na ocasião, os produtores se reuniram para receber 3.465 estacas de eucalipto para fazer cerca. Além disso, a Seagro autorizou a perfuração de 21 poços semi-artesianos e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autorizou a construção de 20 unidades habitacionais de alvenaria.

O produtor rural José Maria avaliou que os benefícios vão contribuir muito para a qualidade de vida dos trabalhadores e também para o desenvolvimento da produção. “Desde 2010, a propriedade pertence a 21 famílias, mas só 11 estão fixadas. Com a perfuração dos poços e a construção das casas, isso vai mudar. O próximo passo é conseguir a instalação de energia elétrica”, comentou.

Produção

As 21 famílias que integram a Associação Brejo Verde destacam-se pela produção de alimentos como mandioca, milho, feijão e hortaliças, que são comercializados em feiras da região Central do Tocantins. Após a implantação das cercas, unidades habitacionais e poços artesianos, o restante dos recursos do SIC serão investidos na correção do solo e na avicultura. (Ascom/Seagro )