Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Samuel Costa

Foto: Samuel Costa

Os atletas do bicicross da Capital se preparam para o Campeonato Brasileiro que acontecerá em Americana (SP) nos dias 05 e 06 de julho. Na manhã desta quarta-feira, 28, os atletas foram recebidos pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Ten. Cleyton Alen, para conversar sobre a competição e a preparação.

“Estamos acompanhando o desempenho dos nossos atletas e os meninos do bicicross sempre estão nos lugares mais altos do pódio nas competições dentro e fora do Tocantins. É uma modalidade forte aqui na Capital e que cresce cada vez mais. Podemos aguardar mais títulos pra esse ano”, lembrou o presidente da Fundesportes.

A competição em Americana irá reunir cerca de 1200 atletas de todos os estados brasileiros, além de competidores estrangeiros.

“A competição terá a participação de vários atletas estrangeiros, do Chile, Estados Unidos, Colômbia e Portugal e vale pontos no ranking nacional. Os três melhores atletas do Brasil estarão aptos a ser contemplados com o Bolsa Atleta do Governo Federal”, contou Rangel Fraga, pai dos atletas Marcos e Mateus.  

Entre os que irão para a competição em São Paulo, estarão três ciclistas contemplados pelo Bolsa Atleta da Prefeitura da Palmas – entre eles, Mateus Siqueira, que está em 3º lugar no ranking nacional da modalidade na categoria 15/16 anos. Alan Bruno e Ronam Andrade também estarão na disputa.

Preparação

Além dos treinos diários na pista do Parque Cesamar, os atletas participam de competições como parte da preparação. Domingo, 25, eles participaram da I Etapa do Campeonato Paraense de Bicicross em Parauapebas (PA). O evento teve a participação de 82 atletas de várias regiões, mas os atletas tocantinenses deram o melhor e conseguiram destaque.

Os cinco palmenses que estiveram no Pará subiram ao pódio e marcaram ponto no ranking nacional, e receberam troféus.

Colocação

Elite: Ronam Andrade – 4º colocado (Bolsa Atleta)

Junior Man: Alan Bruno – 2º colocado (Bolsa Atleta)

15/16: Mateus Siqueira – 4º colocado (3º Ranking Nacional) (Bolsa Atleta)

13/14: Marcos Siqueira – 3º colocado (1º Ranking Nacional)

11/12: Artur Pires – 1º colocado (Ascom Fundesportes)