A Linha do transporte coletivo Eixão terá mudança em itinerário durante as instalações da nova Estação Xerente no Jardim Aureny III. O trecho compreendendo a Avenida I, entre a Avenida Araguaia e Rua 30, ambos os sentidos (Sul/ Norte e Norte/Sul) foi interditado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot), a partir desta última terça-feira, 27, por um período aproximado de dez dias.
De acordo com o gerente de Transporte Coletivo da Samot, Ruidelvan Rocha, com a interdição, os ônibus que operam a Linha Eixão estarão sendo desviados, no sentido Sul/Norte (Estação Javaé x Apinajé), a partir do cruzamento da Avenida I com a Avenida Araguaia, contornando pela Rua 33 (Igreja Pentecostal), seguindo pela Rua 30 (fundos da Escola Municipal Estevão de Castro) e retornando pelo percurso normal na Avenida I, sentido Estação Xerente - Avenida Teotônio Segurado.
Nova estação
A mudança no percurso se deve em função das obras de instalação da nova Estação Xerente que está sendo construída na Av. I, em frente a Praça da Igreja Santo Antônio e a Escola Municipal Estevão de Castro, no Setor Aureny III, QI - 1.
O novo local foi escolhido após reuniões entre técnicos das Secretarias de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Segurança, Defesa Civil e Trânsito e moradores do setor.
A estrutura da nova estação contemplará os dois lados da via, ficando localizada por um lado junto à escola e do outro junto à praça que será revitalizada.
O projeto contempla ainda a construção de uma lombo-faixa, garantindo a segurança na travessia dos usuários, uma vez que naturalmente obriga os condutores a diminuir a velocidade. (Secom Palmas)