Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A Prefeitura de Palmas montou um Plano Operacional de Mobilidade para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que já passa a funcionar na próxima quarta-feira, 21, e prosseguirá até o dia 31 de outubro.

Segundo a Prefeitura, a linha eixão será a grande alimentadora dos jogos, com 536 horários por dia de segunda a sexta-feira, 367 horários aos sábados e 236 horários aos domingos.

A Prefeitura recomenda que a população utilize o transporte coletivo, assim como aconteceu no Festival Gastronômico de Taquaruçu. Àqueles que optarem por utilizar o transporte público poderão descer nos pontos em frente às universidades Ulbra e Católica e integrar na linha exclusiva e gratuita, que operará com intervalos de 5 em 5 minutos, das 15 às 22h. A linha fará um percurso de 6 km em volta do circuito dos Jogos, com parada em frente ao Estádio Nilton Santos, e ainda percorrerá às áreas de estacionamento, passando em frente as universidades Ulbra e Católica.

Essa linha especial também atenderá àqueles que preferirem ir de veículo próprio para os JMPI e quiserem estacionar próximo a Vila, como a área em frente e ao lado da Universidade Ulbra. Assim o condutor, poderá deixar o carro estacionado e ir com a comodidade do ônibus gratuito e com ar-condicionado até a porta do Estádio Nilton Santos. Essa linha começa a operar nesta quarta-feira, 21, e continuará em atividade até o dia 31 de outubro.

Para atender as delegações, a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte disponibilizou ainda uma linha que sairá de hora em hora do estacionamento da Ocara, passando pela Vila dos Jogos e depois seguirá pela Avenida Teotônio até a rede hoteleira. Esse veículo climatizado e com acessibilidade atenderá exclusivamente aos integrantes das federações, que estiverem devidamente credenciados. A rota começa a operar no dia 21, e funcionará das 15 às 22 horas.

Também haverá uma linha, com tarifa normal, que atenderá o Aeroporto, passando pela Vila dos Jogos e percorrerá a rede hoteleira, com um percurso de 39 km, atendendo aos horários de chegada dos voos, às 11h, 13h, 15h, 17, 22h, e 23h50.

A Linha 46 continuará fazendo a rota Aeroporto e estação Xerente. Pontos de vendas de crédito para o passaporte urbano estão sendo instalados no aeroporto e na Vila dos Jogos.

Para os que optarem por utilizarem o transporte de táxi e mototáxi, a Prefeitura está instalando um ponto rotativo de táxi na entrada do Estádio Nilton Santos, dentro do bolsão de estacionamento, e um ponto rotativo de mototáxi na Avenida NS-15, conhecida como Avenida Parque, próximo à Vila dos Jogos.

Para atender aos shows regionais programados para acontecer na Praça do Bosque durante todas as noites dos Jogos, a Prefeitura reforçou o transporte público nos horários das 22h, quando termina os jogos, até às 24h. Haverá ônibus em prontidão após a meia noite, que entrarão em operação saindo da Praça do Bosque, assim que for necessário.

Estacionamento

Serão disponibilizadas 1000 vagas em frente ao Estádio Nilton Santos. Esse estacionamento é pavimentado e será pago; parte do valor arrecadado será revertido para uma associação beneficente de Palmas.

Trânsito

Para garantir a fluidez e segurança nas vias próximas aos jogos, os agentes de trânsito e transporte farão a operação, controle e fiscalização de trânsito, eles estarão nos principais pontos passíveis de conflitos.

Na sexta-feira, 23, na abertura dos JMPI 2015, das 16h às 19h, a avenida Teotônio Segurado será interditada da altura do aeroporto até a entrada do Estádio Nilton Santos, sentido Sul/Norte. A recomendação é que às pessoas que precisarem utilizar a via vindo do Taquari, Jardim Aureny III, BertaVille, União Sul façam o acesso ao Centro da Cidade pela TO-050, pois só poderá transitar nesse trecho veículos credenciados e ônibus do transporte público.

A SMAMTT também desenvolverá ações educativas para o trânsito, com foco no álcool e direção, lembrando os condutores do perigo de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

Itinerários

Linha exclusiva para as delegações credenciadas com crachá
Valor: Gratuito

Percurso: 33 Km

Período: 21/10 à 31/10

Horário: De hora em hora a partir das 15h até as 22 horas
1 – Ocara
2 – Em frente ao Estádio Nilton Santos
3 – 1.204 Sul - Em frente ao Hotel Goiânia Park (dois lados)
4 – 1.204 Sul - Em frente ao Hotel Itália (dois lados)
5 – 604 Sul - Em frente ao Hotel triangulo mineiro (dois lados)
6 – 501 Sul - Em frente ao Hotel tropical
7 – 501 Sul - Em frente ao Hotel da ATM
8 – 202 Sul - em frente ao Hotel Goiânia Park  (ida)
9 – 202 Sul - em frente ao Hotel Casa Grande (volta)
10 – 104 Sul – em frente ao Hotel Munart
11 – 106 Norte – em frente ao Fit Hotel
12 – 104 Norte – Em frente o Anexo II da Secretaria de Saúde/TO
13 - 104 Norte – Em frente o Hotel Roma
14 – 102 Norte – Senac
15  - 103 Norte – Em frente a Autovia
16  - 103 Norte – Em frente Churrascaria Sarandi
17 – 103 Norte – Em frente a Borracharia do Goiano
18 – 103 Sul – próximo ao Banco do Brasil da JK
19 - 103 Sul – próximo ao Hotel Pousada dos Girassóis
20 – 101 Sul – Em frente ao Hotel Rio Sono na Av. Teotônio Segurado
21 - 202 Sul - em frente ao Hotel Colorado
22 - 501 Sul - Em frente ao Hotel da ATM
501 Sul - Em frente ao Hotel tropical (Com informações Secom Palmas)