Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Cinco municípios tocantinenses estão entre as cem prefeituras finalistas da 8ª edição do prêmio que reconhece os gestores que incentivam os pequenos negócios. Gurupi na categoria Novos Projetos, Couto Magalhães na Categoria Pequenos Negócios no Campo, Augustinópolis em Compras Governamentais. A categoria Lei Geral será representada pelo projeto de Novo Acordo e Araguaína Concorre nas categorias Melhor Projeto e Desburocratização. Esse são os municípios que representam amanhã (03) o Tocantins na etapa nacional da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em Brasília, às 18h.

O objetivo, com a premiação, é incluir o empreendedorismo na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. “As micro e pequenas empresas são parceiras dos municípios na hora de gerar emprego e renda e nós queremos estar cada vez mais perto das cidades tocantinenses”, explicou a superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues de Paula.

Os projetos vencedores da etapa estadual foram analisados por uma banca julgadora formada por representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), OAB, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Conselho Regional de Economia (Corecon).

A superintendente ainda afirmou que o Sebrae Tocantins busca, através da premiação, estimular a inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal, através  do reconhecimento da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento das MPE’s  em seus respectivos municípios.

Prêmio

O Sebrae Nacional irá premiar os prefeitos que elaboraram e implantaram os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios no Brasil entre os anos 2013 e 2014. A 8ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor selecionou 123 projetos finalistas de um universo de 1.348 inscrições. Na etapa estadual foram inscritos 42 municípios e 35 projetos foram habilitados.

Entre as novidades dessa edição, estão as categorias de projetos que exploram as oportunidades geradas aos pequenos negócios pelos grandes eventos esportivos e trabalhos que ainda estão em fase de desenvolvimento pelos prefeitos que assumiram a gestão dos municípios nas últimas eleições. Também são premiados iniciativas inscritas nas categorias: Melhor Projeto do Estado, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização e Pequenos Negócios no Campo. (Ascom Sebrae)