Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Cerrado é considerado um dos biomas mais ricos e, ao mesmo tempo, um dos mais ameaçados do mundo. Ocupa aproximadamente 22% do território brasileiro e 70% do território tocantinense. Apesar da riqueza da sua biodiversidade e de ser o berço das quatro maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata, somente 8% do seu território é legalmente protegido por unidades de conservação.

Todas essas características foram levadas em conta para fazer com que o Cerrado fosse escolhido como tema das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Tocantins. Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), o evento acontecerá no dia 5 de junho, no Museu Palacinho, em Palmas, com atividades gratuitas voltadas para crianças e adultos.

Para o secretário da Semades, Alexandre Tadeu, uma grande parte das iniciativas ambientais realizadas no Estado favorece a defesa do bioma. “O trabalho de controle das queimadas e desmatamento, os estudos para criação de novas unidades de conservação e o próprio esforço que fazemos para preservar as nascentes dos rios, recuperando a mata ciliar, demonstra claramente a nossa preocupação com o Cerrado”, pontuou.

Desafios

Parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente está dedicada a discutir alternativas para a sustentabilidade do bioma Cerrado. A apresentação do Plano Estadual de Florestas e da minuta da lei florestal do Tocantins é um exemplo. O Plano vai apontar diretrizes para o desenvolvimento do setor baseado no potencial madereiro, como a silvicultura, e o não madereiro, como o extrativismo de babaçu e seringueira.

Duas palestras, uma sobre o comportamento do fogo no Cerrado e outra sobre sistemas ecológicos e bem estar humano, além de uma mesa redonda sobre uso público em unidades de conservação, ampliam ainda mais essa discussão.

Cultura

Em diversos momentos a programação ganha ares mais lúdicos, com as intervenções artísticas da Cia Os Kaco, de Taquaruçu. A programação do Dia Mundial do Meio Ambiente do Tocantins será encerrada com apresentações culturais do grupo To na Comédia e a banda D’Vinil, de Porto Nacional.

A programação completa pode ser acessada no site da Semades (www.semades.to.gov.br). (Ascom Semades)