Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Leanderson Dias dos Santos de apenas 9 anos é o dono dessa frase : “Precisamos aprender a dizer não as drogas para poder ajudar outras crianças a também dizerem não". Ele é aluno do 4º ano da Escola Municipal Jandevan e participou do projeto “Vida Sim, Droga Não”, durante o dia desta terça-feira 3/6 em Pedro Afonso.

Criado em 2013, pela juíza da Infância e juventude, Luciana Costa Aglantzakis, e o assistente social Alessandro Porto, o Projeto Café Jovem: “Vida Sim, Drogas Não” tem como objetivo prevenir e combater o consumo de drogas envolvendo crianças e adolescentes das cidades que integram a Comarca de Pedro Afonso.

Com um formato diferente, este ano, a Comarca realizou atividades esportivas no Ginásio Ademar Amorim, envolvendo crianças de todas as escolas dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e Santa Maria.

Futsal, atletismo, teatro e dança foram algumas das atrações que envolveram a criançada durante todo o dia.

Para a diretora regional de ensino, Maria de Fátima Câmara, “a parceria com o Poder Judiciário nessa ação, vem de encontro ao que os professores já tem proposto no currículo escolar. Esse momento enriqueceu o mesmo (currículo), considerando que com as atividades lúdicas, envolvemos um numero bem maior de crianças.”

Já a vereadora Lili Bizerra ressaltou que “quanto mais cedo cuidarmos dos adolescentes, menos trabalhos teremos no futuro”.

A juíza da Infância e juventude, Luciana Costa Aglantzakis, frisou o sucesso da realização. “Estou muito feliz com o resultado, é significativo ver a participação expressiva das crianças. Tivemos parceiros importantes e foi na soma dos esforços que concluímos mais uma importante luta contras as drogas em nosso município”.

Além das atividades físicas, foram realizadas palestras sobre as drogas. A primeira delas, com o delegado regional Vladimir Costa Mota Oliveira; em seguida, a jovem Maria Alves de Oliveira Silva, aluna do COED, 3º ano e a pastora Carla Barros, presidente do Instituo CRER de Palmas, que possui três instituições de tratamento a pessoas viciadas em drogas. No encerramento, foi apresentado um vídeo sobre o projeto e a premiação para todos os alunos participantes da gincana.

Outra novidade neste ano, foi o lançamento do adesivaço, proposto pelo Vereador Sipriano, com a LEI 14/2013, cujo objetivo é ampliar a divulgação da campanha contras as drogas, adesivando casas, comércios e veículos.

Parcerias

Para realização da programação, o Juizado conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, dos Municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e santa Maria.  Polícia Militar 3º BPM (PROERD), Câmara de Vereadores de Pedro Afonso, e as Escolas Estaduais e Municipais, Projeto AMA (Amigos do Meio Ambiente),  Tiro de Guerra 11004, Bungue, empresários da região e dezenas de voluntários.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif (Ascom TJ)