Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima Secretária entregou kits a alunos do Colégio da Polícia Militar Secretária entregou kits a alunos do Colégio da Polícia Militar

A Orquestra Sinfônica dos Girassóis retornou às atividades na noite desta última quarta-feira, 04, em encontro realizada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) com professores e alunos/músicos que compõem o grupo, no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas. Na ocasião, os estudantes receberam instrumentos musicais e kits escolares.

Inicialmente, a orquestra vai receber 75 instrumentos musicais. Para a secretária Adriana Aguiar, é fundamental incentivar o talento dos estudantes através de grupos como a Orquestra Sinfônica dos Girassóis. “Vocês tem o mais difícil de conseguir que é o talento. Hoje estamos dando mais um passo em um projeto que precisa avançar ainda mais e espero que possamos continuar esta caminhada”, completou.

Fazem parte do grupo cerca de 70 alunos, conforme números da última formação. Os músicos são treinados por professores da rede estadual, como o maestro Bruno Barreto. De acordo com ele, a entrega dos instrumentos aos alunos potencializa o aperfeiçoamento deles nas práticas musicais. “O aluno passa a ter contato diário com o instrumento, vai ter mais tempo para estudar e ensaiar. Os resultados que levaríamos mais tempo para conseguir, vamos ter mais rápido e isso é fundamental”, completou.

Alunos

Entre os estudantes a expectativa pela retomada das atividades da Orquestra Sinfônica dos Girassóis é grande. O fato de os instrumentos passarem a ficar com eles, também foi um atrativo a parte, segundo os jovens músicos como os irmãos Beatriz e Matheus Silva.

Beatriz, que é violinista, destacou a vontade que sentia em voltar a praticar e se apresentar com o grupo musical. “E muito bom voltar. Eu fiquei este tempo sem tocar e agora eu posso continuar praticando com o meu violino”, completou. O irmão trompetista, Matheus, frisou a importância de participar de uma orquestra regida por professores de música. “Esta orquestra é uma boa oportunidade porque oferece professores, oferece a estrutura e a possibilidade de a gente se apresentar”, pontuou.

Para quem ainda não fazia parte do grupo, a vontade é de ingressar na orquestra e começar os ensaios. Caso do estudante Marcelo dos Santos, que toca violino, mas ainda não compunha o conjunto musical. “É muito bom entrar em uma orquestra como esta, pois vamos aprender muito mais, conseguir mais conhecimento”, frisou.

 Como participar

Com o retorno das atividades, a orquestra abre a possibilidade de inscrição de novos músicos/alunos. Os interessados devem ter entre 14 e 25 anos e estarem matriculados em alguma unidade escolar regular, pública ou privada. “Basta que o aluno já tenha um conhecimento prévio em música e nos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, trombone, clarinete”, explicou Barreto. (Ascom Seduc)