Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Lima

O Festejo do Divino Espírito Santo reuniu centenas de pessoas em Natividade, a 200 km de Palmas, para a cerimônia de coroação do imperador da festa. O ritual, que faz parte da tradição religiosa cultural do município, marcou o dia de Pentecostes, no último domingo, 8. A celebração contou com a participação da secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar.

Após receber a coroa de imperador, Arthur Rodrigues Ribeiro seguiu em cortejo até a Igreja Matriz Nossa Senhora de Natividade, onde foi celebrada a missa de Pentecostes. “Foi uma missão, uma das melhores experiências da minha vida, eu estou repetindo o que foi vivido pelo meu pai, há quase cinquenta anos, com o coração transbordando de felicidade”, ressaltou o imperador.

Para a secretária Adriana Aguiar, a festa é uma das principais manifestações culturais do Estado e a mobilização da comunidade em torno do festejo comprova a importância do simbolismo religioso que o Divino representa. “Percebe-se unidade, solidariedade, espírito de união no engajamento das famílias. Tudo é visto como um processo, isso é muito importante, porque mantém uma tradição, onde a união, a força, a fé e o acreditar na cultura, trazem esse resultado”, frisou.

Fé e tradição

Eva Carvalho é voluntária do festejo. Segundo ela, são quarenta dias de muito trabalho, entre a Páscoa e o dia de Pentecostes para organização da festa. Uma tradição que é mantida ano após ano com muita devoção pelos fiéis. “Enquanto a folia gira, a comunidade está mobilizada cuidando dos eventos, a gente prepara bolo, paçoca, faz licor, tudo com doações da mão de obra, dos produtos. E quando a gente vê tudo dando certo, pensa, nossa é uma obra do Divino”, afirmou.

Clores e Wilson Torres moram há 20 anos em Natividade. Segundo o casal, nunca perderam um festejo. “Somos devotos do Divino Espírito Santo, e não conseguiríamos explicar o que sentimos. Acompanhamos todos os anos, já fomos festeiros e capitães do mastro, e é sempre emocionante”, ressaltou Clores.

Festa do Divino

A Festa do Divino, uma das mais importantes da Igreja Católica, celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes. No calendário litúrgico, o dia de Pentecostes vem 50 dias após a Páscoa. Desde a era colonial, essa festa conta com apresentação de folia, bando precatório, ladaínhas da novena, missas cantadas, leilão de prendas, danças típicas, distribuição de doces para as crianças, coroação do imperador e grande almoço no dia de Pentecostes. Momento que reforça sentimentos como o amor ao próximo e a solidariedade. (Ascom Seduc)