Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participou na tarde desta última terça-feira, 10, da comemoração ao Dia do Servidor Aposentado, promovida pelo PreviPalmas, com a ação que garante a gratuidade no transporte intermunicipal do idoso.

A equipe técnica dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) esteve durante toda a tarde realizando os cadastros dos servidores aposentados, quando cerca de 30 idosos fizeram  suas inscrições para adquirirem o Cartão Intermunicipal e garantir a gratuidade nesse transporte.   

A superintendente Ivanete Ribeiro, que na ocasião representava a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão Gomes, destacou a importância do evento em cumprimento de políticas públicas para a valorização da pessoa idosa. “Eventos como este que  têm dentre seus objetivos desenvolver trabalhos voltados à valorização da pessoa idosa na sociedade, à defesa e à promoção dos direitos do idoso são importantes para consolidar uma política pública que promova o envelhecimento ativo”, pontuou.

A aposentada Josefa Ribeiro Soares, 68 anos, ressaltou que o Cartão do Idoso assegura sua  participação na comunidade além de estabelecer melhor convívio social. “O Cartão do Idoso vai contribuir com minhas despesas de viagem,  e aproveitarei  melhor meu tempo visitando amigos, parentes e pessoas queridas que há muito tempo não vejo", disse.

Cartão

Com o Cartão em mãos, o idoso precisa dirigir-se à empresa de transporte com antecedência de três horas,  para efetuar a reserva da passagem. Caso não haja mais as vagas gratuitas, o idoso tem direito a 50% de desconto no valor da passagem. Sempre que forem privados dos seus direitos os idosos devem procurar os órgãos responsáveis pela pessoa idosa ou denunciarem. (Secom Palmas)